Cerca de 20,2 mil bento-gonçalvenses receberam, ao menos, a primeira dose. Secretaria de Saúde salienta que muitos precisam fazer um intervalo de 15 dias entre as vacinas da gripe e da Covid-19

Aos menos 20.229 bento-gonçalvenses procuraram as unidades de saúde de Bento Gonçalves para se imunizarem contra a gripe, com. Apesar do número significativo, o setor de imunizações da Secretaria Municipal de Saúde aponta que está abaixo do esperado, em comparação com os outros anos.

Do total, 5.466 crianças receberam a primeira dose e 440 a segunda, 1.044 gestantes, 153 puérperas, 9.838 idosos, 996 professores, 70 indígenas, 45 pessoas das forças de segurança e salvamento e 586 de grupos prioritários. De acordo com o setor da saúde, o índice mais próximo da meta é o das crianças com 73% de imunizados. As outras faixas ficam em torno de 50 e 70%. “Muitos ainda têm o período entre a vacina contra a Covid e a da gripe”, esclarece a coordenadora, Luiza do Rosário.

Para receber a vacina contra gripe é necessário apresentar documento com foto e não ter tomado o imunizante contra o coronavírus nos últimos 15 dias. Conforme orientação do Ministério da Saúde, para quem faz parte do grupo prioritário nas duas campanhas, deve ser priorizada a vacinação contra o coronavírus e agendada a vacina influenza, respeitando o intervalo.

A terceira e última etapa segue até 9 de julho e contempla nove grupos prioritários. Neste período, estão sendo imunizados integrantes das forças de segurança e salvamento; pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes em medidas socioeducativas.

Foto: Reprodução