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O Procon Municipal de Bento Gonçalves registrou 3.610 atendimentos em 2024, uma redução em relação aos 4.094 casos de 2023. Os dados mostram um cenário de oscilação nos últimos anos: em 2022 foram contabilizados 2.515 atendimentos, enquanto em 2021 o número chegou a 4.072.

De acordo com Maciel Giovanella, coordenador de políticas públicas do Procon, essa variação não indica uma tendência de aumento ou redução constante, mas sim a influência de fatores diversos, especialmente econômicos. “O que existe, na verdade, é uma oscilação que pode ser influenciada por diversos fatores, como o poder aquisitivo, o poder de compra e questões que determinam o aumento ou não de práticas comerciais, compra, venda e aquisição de serviços”, explica.

Principais reclamações em 2024

O ano de 2024, registrou um aumento significativo de reclamações relacionadas a questões bancárias e empréstimos. Serviços de telefonia, água e energia elétrica também figuraram entre os principais alvos de reclamações. Além disso, persistem queixas relacionadas a passagens aéreas e ao setor de compras online, reflexo ainda dos impactos da pandemia e de mudanças legais.

Comparado a 2023, os segmentos mantiveram-se similares, mas com um crescimento preocupante de golpes financeiros. “O que tem preocupado é o crescimento de reclamações voltados para golpes financeiros, empresas que não existem, e situações onde se verifica que os golpistas se aproveitam da necessidade do consumidor, praticando golpes”, ressalta Giovanella.

Redução dos atendimentos e ações preventivas

Sobre a redução no número de atendimentos de 2023 para 2024, Giovanella atribui o fato ao trabalho preventivo do Procon. “Evita assim situações que venham a trazer dano aos consumidores, por exemplo, hoje temos recebido muitas visitas de consumidores que nos procuram a fim de obterem informações sobre reputação de sites de compras, buscando informações de como as lojas conduzem as situações onde haja ocorrência de problemas pós venda e se a empresa tem reclamação junto ao Procon.
Juntamente com a educação para consumo, toda essa prevenção auxilia no surgimento de novas reclamações”, destaca.

Setores críticos e medidas adotadas

Em 2024, as reclamações mais frequentes vieram de compras online, grandes magazines, saneamento, energia elétrica e serviços financeiros. Para resolver essas questões de forma eficiente, o Procon adota medidas como notificações, abertura de processos administrativos, aplicação de multas e audiências de conciliação. “Hoje, principalmente com relação ao comércio local, que representa uma pequena fatia de reclamações que adentram ao Procon, além do trabalho de conscientização, são realizadas audiências de conciliação e mediação a fim de resolver os problemas de forma rápida e eficaz. Também é realizado o chamamento das empresas a fim de que resolvam suas demandas, sob pena de abertura de processo e, por consequência, multa”, ressalta.

Conscientização e fiscalização

O Procon realiza campanhas educativas voltadas para diferentes públicos, como idosos e jovens, com foco na prevenção de golpes e na educação para o consumo. “Possuímos um departamento de fiscalização ativo, que realiza inspeções diárias, seja por denúncias ou de ofício. Destacam-se fiscalizações em postos de combustíveis, supermercados e comércio local, inclusive durante as enchentes, para evitar abusos de preços e comercialização de produtos impróprios”, relata.

Parcerias e resultados positivos

O Procon de Bento Gonçalves também colabora com entidades como a Vigilância Sanitária, INMETRO e ANP, além de associações do comércio e serviços. “A população hoje em dia, tem pleno conhecimento das atividades do Procon, nosso atendimento é acessível, e o consumidor consegue ter um primeiro panorama e orientações sobre o problema que aflige”, frisa Giovanella.

Segundo ele, ainda há muitos desafios, mas que aos poucos vão sendo superados. “O mais importante é que o cidadão bento-gonçalvense, pode contar com um serviço voltado para informar, mediar, e buscar resolutividade nos mais variados casos votados a defesa do consumidor. Na dúvida é sempre bom buscar orientação”, finaliza.