Às vésperas da Black Friday, atividade que ocorre todos os anos com promoções e reduções de preços em produtos, o Procon de Bento Gonçalves alerta sobre a necessidade em redobrar a atenção para não cair em golpes. Para não correr o risco, a orientação é que o consumidor realize pesquisas antes de fazer a compra.

Conforme o coordenador do órgão em Bento Gonçalves, Maciel Giovanella, comparar preços de diversos fornecedores pode ajudar na compra. “É recomendável que o consumidor se mantenha atento às ofertas, fazendo o devido comparativo com os valores praticados anteriormente e com outros fornecedores, para aferir o verdadeiro valor comercial do produto ou serviço, não se limitando aos eventuais percentuais de descontos anunciados”, explica.

No caso das compras online, a orientação é que o consumidor certifique-se da idoneidade da empresa fornecedora, buscando informações sobre possíveis problemas com consumidores. “Prefira sites conhecidos, com informação sobre o CNPJ, endereço físico onde o fornecedor pode ser encontrado, endereço eletrônico, com serviço de atendimento ao consumidor (SAC). Desconfie de ofertas muito tentadoras, muito abaixo da média de mercado. As compras por impulso e mal analisadas poderão trazer transtornos e prejuízos ao consumidor, independente da proteção da lei consumerista”, explica Giovanella.

Nas compras realizadas em lojas físicas é aconselhável optar por comprar os produtos em estabelecimentos devidamente regularizados e que emitam nota fiscal. Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.

Outra orientação é a sobre a embalagem do produto, se as informações como preço, quantidade, características, validade, identificação do fabricante, entre outros, estão inseridas. “Verifique a política de troca da loja, porque em compras realizadas em lojas físicas, não existe a obrigação de o fornecedor realizar troca imediata do produto. Porém, se a loja pratica esta política, peça por escrito o prazo eventualmente concedido para troca do produto por liberalidade. Guarde todo o material publicitário (jornais de oferta e panfletos, por exemplo). Nas Compras em Produtos de Mostruário Produtos de mostruário apresentam um percentual de desconto maior”, diz a nota do Procon.