O Procon de Bento Gonçalves divulgou para a comunidade orientações sobre golpes financeiros, que vem aumentando gradativamente nos últimos anos. De acor Estima-se que cerca de 10% dos brasileiros já caíram em algum tipo de golpe.

Se antigamente, as práticas ficavam restritas a abordagens presenciais ou por telefone, hoje os vários canais existentes, como aplicativos e redes sociais, multiplicam as ‘ofertas’ financeiras fraudulentas.

Em geral, as vítimas almejam algo que não existe, lucros exorbitantes em pouco tempo.

Dicas para evitar ser vítima dos golpes:

A ganância é o principal fator que leva o investidor a cair em golpes. Não espere ficar rica de repente – riqueza se constrói aos poucos. Especialmente agora, que as taxas de juros no país estão em mínimas históricas, não é possível esperar retornos muito altos em pouco tempo.

Excesso de autoconfiança é risco

Pessoas com mais autoconfiança são as mais suscetíveis aos golpes. As mais desconfiadas, mais ressabiadas, mais cautelosas, têm menos chances porque vão se precaver. Não acredite no “comigo não vai acontecer”.

Desconfie de promessas de ganhos muito altos, fáceis e rápidos

Desconfie das grandes promessas – elas são o indício mais forte de que a oferta de investimento pode ser um golpe. “Cuidado com anúncios: oportunidade única”, “oferta exclusiva”, “última chance”. Elas dão ao investidor a sensação de estar perdendo uma grande oportunidade, e podem induzir ao erro. Fique atento e pesquise antes de tomar sua decisão de investimento.

Outra conhecida são as chamadas pirâmides em que os novos participantes vão remunerando os mais antigos e por isso é preciso sempre de mais pessoas participando para que ela não desmorone. É um modelo que não se sustenta por muito tempo, já que o dinheiro não está sendo efetivamente investido.

Esse tipo de golpe é muito rápido, quando eles vêm a público, é tarde demais. As instituições que trabalham no mercado financeiro precisam ser autorizadas. Então antes de qualquer negócio procure informações nos canais oficiais, como por exemplo, o Banco Central.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura