O coordenador de políticas públicas do Procon de Bento Gonçalves (Serviço de Proteção ao Consumidor), Maciel Giovanella, alerta a população para um golpe nem tão novo, mas que tem sido recorrente nas denúncias que chegam até o órgão fiscalizador.

O chamado ‘Golpe da Lista Telefônica’ ou ‘Golpe do serviço de publicidade’ ocorre quando alguém manda um contrato para atualizar cadastro ou para oferecer um “serviço de publicidade” em sites.

Após isso, os golpistas exigem assinatura e devolução do contrato, situações que segundo Maciel ocorrem muito com empresas.

Não obtendo êxito na devolutiva do contrato, os golpistas ligam novamente, informando que a pessoa ou empresa precisa efetuar um pagamento, caso contrário será inscrita em órgão restritivo de crédito.

As cobranças nos contratos são elevadas e nenhum tipo de serviço de publicidade é prestado. O Procon orienta para sempre denunciar esse tipo de situação.

Os telefones para contato com o órgão de fiscalização são: (54) 3055 8544 ou 3055 8547. Denúncias também podem ser feitas presencialmente na sede do Procon, na Rua Marechal Deodoro, anexo à prefeitura municipal.