Um princípio de tumulto foi registrado no início da tarde desta segunda-feira, 14, no presídio estadual de Bento Gonçalves. Conforme informações da Brigada Militar, um detento teria tentado se pendurar nas cercas do pátio durante o banho de sol, sendo advertido pela guarda externa. Foi a partir desse momento que outros presos iniciaram um tumulto. A situação foi controlada e nenhum policial ficou ferido.

Durante a movimentação que iniciou por volta das 14h, os presos arremessaram objetos contra a Brigada Militar que foi acionada para conter a situação. A rua Assis Brasil ficou bloqueada parcialmente durante o trabalho da polícia. Em apoio, a Guarda Civil Municipal (GCM) também esteve em frente ao presídio.

De acordo com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), o princípio de tumulto teria iniciado após um detendo tentar recuperar uma bola que estava em cima do telhado. Conforme a Susepe, alguns detentos tiveram ferimentos leves em razão dos disparos antimotim. Um preso também teria entrado em surto e, por isso, foi levado para atendimento médico.

Até a semana passada, 38 presos já haviam sido transferidos para o novo local recém inaugurado. Na tarde desta segunda, novos presos foram encaminhados para a nova penitenciária. A previsão, segundo o órgão, é de que sejam feitas 10 transferências por semana.

Foto: Redes sociais