Os primeiros oito leitos de isolamento foram entregues neste sábado, 4, em Bento Gonçalves. Essa é a primeira fase de um total de 40, que visa atender pacientes diagnosticados com o coronavírus (Covid-19). A estrutura está sendo construída junto à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), no bairro Botafogo, e se deu graças a uma parceria entre a Prefeitura, sociedade civil, representada pelo Centro da Indústria e Comércio (CIC) – BG, ASCON Vinhedos, demais entidades e um grupo de voluntários.

O espaço conta com leitos isolados, com ventiladores, equipamentos para infusão de medicamentos, entre outros. “Este é um espaço importante para UPA, pois teremos suspeitos e confirmados separados com qualidade e suporte para manutenção de vida. Isto possibilita que tenhamos uma área da isolada dos outros pacientes, deixando um espaço livre de contaminação e o espaço para o Covid-19”, destacou o coordenador médico da UPA, Rafael Massutti. 

Responsável pela obra, o presidente da Ascon Vinhedos, Milton Milan, salientou que o trabalho foi feito em tempo recorde. “A necessidade de mais este espaço surgiu há dez dias e conseguimos construir com toda estrutura necessária”, afirmou.

Atualmente, o sistema de saúde conta com 20 leitos na UTI, mais 10 que serão entregues pelo hospital e seis leitos de isolamento na UPA. “Este espaço será um diferencial para nossa cidade. Com os oito leitos de isolamento, já conseguiremos atender pacientes desafogando o Hospital Tacchini, que hoje já está com a estrutura cheia”, pontuou o secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira.

A média da população idosa da Capital do Vinho é de 12,5%. Para melhor atender, também está sendo construída uma rampa e escadaria metálica para o acesso dos pacientes, sem que haja contato com outros. “Na próxima semana será apresentada a segunda fase deste projeto para enfrentar de vez a questão do Coronavírus em Bento Gonçalves. Estes oito leitos já representam a conclusão de uma obra realizada com muitas mãos. Esperamos não precisar utilizar toda estrutura, mas estaremos preparados”, acredita o prefeito Guilherme Pasin.

Fotos: Emanuele Nicola, divulgação, Prefeitura