O primeiro dia de demonstrações de fé por Nossa Senhora de Caravaggio no Santuário Diocesano, em Farroupilha, reuniu cerca de 50 mil pessoas. O público começou a chegar ainda por volta das 6h do sábado, 25, quando foi celebrada a primeira missa. O frio e a chuva até apareceram, mas os devotos mostraram que a devoção pela Mãe de Caravaggio é bem maior que condições climáticas desfavoráveis. A previsão é que, até o final do domingo, cerca de 140 mil pessoas passem pelo Santuário e participem da maratona de missas.

Conduzida pelo bispo Dom Alessandro Ruffinoni, a missa campal das 10h30min foi o ponto alto do primeiro dia de romaria. A celebração contou com uma participação super especial: pelo menos 500 jovens vieram de Caxias do Sul na sexta edição da Romaria da Juventude. Eles peregrinaram do MartCenter Shopping, às 6h deste sábado, e chegaram pouco antes das 10h na Avenida Dom José Barea. Os caxienses se uniram a jovens de cidades da região como Garibaldi, Carlos Barbosa e Bento Gonçalves, e animaram a celebração campal. A missa teve também a presença do bispo emérito da Diocese de Caxias do Sul, Dom Paulo Moretto, que comemora 83 anos de vida e 58 de vida religiosa.

Na homilia, o bispo Dom Alessandro lembrou o lema da 140ª romaria “Com Maria, a Mãe de Jesus, por uma cultura do encontro” ao afirmar que o Papa Francisco nos pede mais humanidade, paciência e compaixão.

“A presença de tantos jovens no meio de tantos romeiros mostra que Cristo vive. E é por isso que o Papa Francisco nos diz que é preciso fazer como Jesus fez: não só ver, mas olhar. Não apenas ouvir, mas escutar. Não só cruzar pelas pessoas, mas deter-se a elas, dedicar tempo ao outro”, ensinou Dom Alessandro.

Logo em seguida, como ocorre nas celebrações campais, a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio percorreu a Esplanada carregada por moradores da comunidade. Um véu branco e extenso passou de mão em mão entre os fiéis – momento que levou às lágrimas devotas como a romeira Tatiana Travi. “Eu nasci no dia de Nossa Senhora de Caravaggio e, desde pequena, sempre acreditei e me apeguei muito a ela para me dar forças e me conduzir. Eu aprendi a vir a pé até aqui desde criança. Hoje, é para agradecer por tudo de bom que eu tenho na minha vida”, define.

Pelo menos 27 pessoas, integrantes de grupos prioritários, foram vacinadas contra a gripe pela Secretaria Municipal de Saúde de Farroupilha, em uma base de vacinação ao lado do Santuário. A equipe aferiu a pressão de 35 pessoas, e oito romeiros precisam ser medicados. De acordo com a Brigada Militar, nenhuma ocorrência foi registrada.

A expectativa para o domingo é de bastante movimento no Santuário. As missas acontecem às 6h, 7h, 8h, 9h, 10h30min, 12h, 13h, 15h, 16h e 17h. A celebração das 10h30min é campal, seguida de procissão com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio. Ao fim de cada celebração, será dada a tradicional benção dos objetos, das crianças e da saúde. Pelo menos 16 padres deverão conduzir as missas, com o suporte de mais de 40 Ministros da Eucaristia.

Fonte e foto: Santuário de Caravaggio