O primeiro caso de coronavírus no Brasil foi confirmado na manhã desta quarta-feira, 26, após o resultado da contraprova ser finalizado. Trata-se de um homem de 61 anos, morador de São Paulo, que esteve recentemente na Itália, na Lombardia, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. A região é o maior foco do Covid-19 na Europa, que tem mais de 300 casos confirmados. e apresentou os sintomas da doença. De imediato, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu início aos procedimentos padrão. Na terça-feira, 25, o primeiro teste já havia confirmado a suspeita. No entanto, somente após a segunda prova é que o Ministério da Saúde confirmou o caso no Brasil.

O paciente segue internado no Hospital Israelita Albert Heinstein. A Anvisa já solicitou a relação de passageiros que estiveram no mesmo voo que o paciente, já que a Itália é um dos países que estão na lista de casos confirmados da doença. “O documento será encaminhado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) para investigação de outros passageiros do voo que tiveram contato com o caso suspeito”, diz a nota da Anvisa.

Com a confirmação, o Brasil passa a ser o primeiro país da América Latina a registrar um caso do novo vírus — que já matou mais de 2,7 mil pessoas no mundo.