Em Bento Gonçalves, 1.818 famílias foram beneficiadas com o programa

O repasse da primeira parcela no valor de R$ 100 aos beneficiários do programa do governo do RS “Devolve ICMS” foi realizado nesta quarta-feira, 15. No total, 432,15 mil famílias de baixa renda tem direito ao benefício, totalizando mais de R$ 43,2 milhões transferidos. Até o momento, conforme levantamento realizado, 245 mil cartões já foram entregues aos beneficiários e podem ser utilizados imediatamente.

Em Bento Gonçalves, 1.818 famílias foram beneficiadas com o programa. Conforme o governo, o cartão Cidadão do Devolve ICMS não é o mesmo do Bolsa Família e é preciso retirá-lo em novembro para receber os valores em dezembro.

Toda a base do programa partiu do CadÚnico federal, ou seja, famílias cadastradas nos programas sociais do Governo Federal e que recebem o Bolsa Família ou que tenham dependentes na rede estadual do Ensino Médio podem seguir retirando o Cartão Cidadão até seis meses a contar de 16 de novembro e iniciar imediatamente a utilização já com valores creditados.

O usuário precisa portar documento com foto e com número de CPF, além de estar usando máscara. Para receber o cartão, não é preciso ter conta bancária. A ida ao local indicado pelo Banrisul é feita uma única vez apenas para a retirada do cartão pelo titular. Os créditos começam a ser feitos de forma automática a partir de hoje, quando podem ser utilizados em cerca de 140 mil estabelecimentos como supermercados, padarias, entre outros da rede Vero, do Banrisul.

Confira alguns dos municípios da Serra com maior número de cartões

Na Serra Gaúcha, mais de 26 mil inscritos no CadÚnico que recebem o Bolsa Família ou que tenham dependentes na rede estadual do Ensino Médio podem receber o benefício.

  • Caxias do Sul: 10.274
  • Bento Goncalves: 1.818
  • Farroupilha: 1.599
  • Veranópolis: 405
  • Garibaldi: 226
  • Carlos Barbosa: 148
  • Cotiporã: 46

Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini