No final da tarde desta quinta-feira, 24 de setembro, foi aberta oficialmente a 30ª edição da feira do Livro de Bento Gonçalves. Com o tema, “Primavera das palavras”, o evento literário segue até o dia 4 de outubro, no Centro, na Via del Vino.

A atividade é promovida pela Fundação Casa das Artes e Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), Biblioteca Pública Castro Alves e Sistema Fecomércio/SESC-RS. As atrações incluem o Projeto Encontro com Escritor, Intervenções cênicas, palestras com escritores, shows acústicos e oficinas.

O patrono é Roni Dall’Igna. O escritor nasceu em Guaporé em 1950. Ainda menino, mudou-se para Bento Gonçalves, onde cursou Letras. Hoje, atua como professor, poeta e escritor. Dentre suas publicações, estão Reserva Especial (1985), O contador de Histórias (1986), Ave Poeta, Poesia, Palavras (1987) e Reserva Especial II (2003). Em parceria com Asir Beltran, escreveu também I Nostri Proverbi (1989) e I Nostri Proverbi II (2000).

A escritora homenageada é a portoalegrense Christina Dias. Ela cursou Letras e Psicopedagogia. Atualmente, se dedica ao estudo das artes e imagens dos livros ilustrados. Além de escrever, publicar e conversar com seus leitores, desenvolve oficinas para professores que se interessam pela formação de alunos-leitores. Christina é autora de 20 livros infantis e participa de outros 10 livros coletivos. Entre os prêmios que recebeu, destaca-se o Prêmio Açorianos de Literatura Infantil para O galinheiro do Bartolomeu.