Nesta quarta-feira, 5 de janeiro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou o balanço de ações que foram realizadas no Rio Grande do Sul no ano de 2021. No total, foram 31,5 toneladas de drogas apreendidas, além de quase 200 armas de fogo, mais de quatro milhões de maços de cigarros e quase 16 toneladas de agrotóxico. Em relação aos veículos, foram 456 recuperados e 3.290 pessoas presas.

As apreensões de drogas deste ano que passou firmaram o recorde histórico da PRF, superando em quase uma tonelada a marca de 2020. Maconha e cocaína foram as mais encontradas, sendo quase 90kg de média diária.

Com as ações, houve um aumento de 7% de no recolhimento de armas de fogo e de 40% na de veículos que, roubados ou furtados, foram devolvidos. A instituição considera que apenas com as drogas, cigarros e agrotóxicos, as ações fizeram com que o crime organizado deixasse de lucrar mais de meio bilhão de reais.

Maiores apreensões de 2021

– quase 6 toneladas de maconha escondidas sob uma carga de milho de uma carreta em Fontoura Xavier no mês de janeiro;

– quase meia tonelada de cocaína dentro de um automóvel abordado no mês de agosto em Eldorado do Sul;

– cerca de 2,3 toneladas de agrotóxicos contrabandeados encontrados no mês de junho em um caminhão abordado em São Vicente do Sul;

– mais de 600 mil cigarros transportados em dois caminhões escoltados por um carro, todos interceptados no mês de junho em Gravataí;

– mais de 100 mil dólares sem procedência na mochila de uma mulher que viajava em um ônibus abordado no mês de janeiro em Rio Grande. 

Números

Maconha (t)                      29,8 

Cocaína (t)                        1,7 

Cigarros (maços)              4,2 milhões 

Agrotóxicos (t)                 15,7

Armas de fogo                 198

Veículos                            465

Pessoas presas                 3.290

Fonte e foto: PRF