A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou os números da Operação Viagem Segura – Proclamação da República, que iniciou na quarta-feira, 14 e seguiu até o domingo, 18, às 23h59min e monitorou o tráfego e ocorrência na BR-470.

De acordo com a equipe, no período da operação, a PRF atendeu a três ocorrências de acidentes de trânsito. Foram dois acidentes com danos materiais e um acidente que deixou 1 ferido. Nas rodovias federais do RS foram cinco acidentes fatais que deixaram sete pessoas mortas.

Entre pessoas e veículos foram 634 fiscalizações. Foram feitos 71 autos de infração sendo 12 por ultrapassagem em faixa dupla contínua no valor de R$ 1.467,35. Também foram flagrados quatro condutores dirigindo sob influência de álcool. Ultrapassagem indevida e alcoolemia são fatores que geram risco ao trânsito e agravam os acidentes de trânsito. 6 veículos foram recolhidos e 14 documentos.

Durante o feriado nove pessoas foram presas, duas por embriaguez, três por tráfico de entorpecentes, um por furto e três por crimes de trânsito. Entre os materiais apreendidos, a PRF encontrou 1kg de cocaína, duas pistolas, dois veículos foram recuperados e quatro apreendidos.