Envolvidos em uma atmosfera de debates sobre o cenário econômico do país e discussão de propostas para a retomada do desenvolvimento industrial, mais de 200 dirigentes sindicais participaram do Seminário Nacional do Setor Metalúrgico, realizado nos dias 07 e 08 de outubro em São Paulo. O encontro, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM/Força Sindical) intensificou a luta pela manutenção dos empregos e pela retomada do desenvolvimento, com valorização da indústria nacional e do trabalho.

Representando a categoria metalúrgica de Bento Gonçalves e região, o presidente do STIMMME, Elvio de Lima, acompanhou a programação da ação sindical, engajado nas iniciativas que defendem os interesses dos profissionais do setor. “A qualidade das palestras e o nível dos debates evidenciaram a preocupação dos dirigentes que atuam em prol dos direitos do trabalhador e pela manutenção dos empregos na base metalúrgica. Conhecer a situação geral do setor é fundamental para discutir propostas, criar alternativas e, principalmente, colocá-las em prática, cumprindo a função representativa que cabe às entidades sindicais”, comenta Elvio de Lima.

A programação teve, como destaques, a palestra de Antonio Correa Lacerda, professor de Economia da PUC/SP, que abriu o Seminário com o tema “O Brasil diante da Desindustrialização e o Ajuste Fiscal”, além da participação de Mônica Veloso, vice-presidente da CNTM, Altair Garcia, da subseção do Dieese e Antônio Augusto de Queiroz, analista político e diretor de Documentação do Diap. Houve, também, trabalhos paralelos complementares envolvendo os grupos responsáveis pela comunicação sindical em diversas localidades.
O Seminário Nacional do Setor Metalúrgico contou com a presença de mais de 156 entidades (147 Sindicatos e 9 Federações) filiadas à CNTM/Força Sindical, que representam cerca de 1,2 milhão de trabalhadores metalúrgicos de todos os estados brasileiros.

Informações: Exata Comunicação