A presidente do Cpers Sindicato, Helenir Aguiar Schürer, vai receber a Medalha do Mérito Farroupilha da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O homenagem ocorrer nesta terça-feira, 10, às 13h, no Salão Júlio de Castilhos. A proposição para a honraria partiu do deputado  Zé Nunes (PT).

Helenir, que é professora do Estado há mais de 30 anos, iniciou sua caminhada no CPERS antes mesmo de iniciar seu trabalho na rede estadual de ensino. É formada em Letras pela Faculdade Dom Bosco, de Santa Rosa. Foi vice-diretora e diretora do 23º Núcleo (Santa do Livramento), secretária de formação da CUT estadual, representante do Sindicato no Conselho Geral da Entidade e integrante da Direção Central do CPERS entre 2001 e 2008. É a atual presidente do Sindicato. Está em seu segundo mandato à frente da entidade.

Após a entrega da medalha, o parlamentar falará sobre a atual situação do Estado. No Grande Expediente, Nunes abordará o tema “Rio Grande do Sul: Novas Façanhas?”. De acordo com o político, os rumos da economia brasileira e as iniciativas do governo federal estão na contramão da história e do desenvolvimento do nosso país. “Isso é resultado da política econômica federal alinhada à estadual, que levará o Rio Grande do Sul à falência, afinal, um governo que não estimula o desenvolvimento está equivocado, pois o dinheiro não circula, logo a economia não movimenta. Assim, mais empresas vão fechar, e mais trabalhadores perderão seus empregos”, declara.

O deputado disse que Eduardo Leite e seu governo esteja aderindo ao mesmo projeto do então governador José Ivo Sartori, de apologia à crise. “Não estrutura nenhum projeto, não dialoga com as cadeias produtivas do Estado, e reproduz a velha política reduzida, justamente num país que tem 73% da sua economia dependente do mercado interno”, critica.

Foto: Cpers Sindicato