Município foi o único de todo o estado a receber a “Lupa de Ouro”, reconhecimento do Ministério da Saúde pelos indicadores de Vigilância em Saúde apresentados entre 2015 e 2017

Entre os 15 melhores municípios dos 5.570 brasileiros, e o único dos 497 de todo o Rio Grande do Sul. Esse é o tamanho do prêmio recebido pela vigilância da saúde de Carlos Barbosa, durante a 16ª edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), que ocorreu entre os dias 4 e 6 de dezembro, em Brasília.


Prêmio inédito no Expoepi, o troféu Lupa de Ouro, foi criado pelo Ministério da Saúde para homenagear os “Municípios Destaque em Vigilância em Saúde”, que apresentaram os melhores indicadores favoráveis nos sistemas de informação nacionais, entre 2015 e 2017, e que aderiram ao Programa de qualificação das Ações de Vigilância em Saúde.


Ao todo foram agraciados três municípios por região, em três categorias diferentes definidas pelo porte: cidades com até 20 mil habitantes, cidades entre 21 mil e 100 mil habitantes, e cidades com mais de 100 mil habitantes. Na região Sul, além de Carlos Barbosa, que foi condecorada entre os municípios entre 21 mil e 100 mil habitantes, venceram as catarinenses, Mondaí, com menos de 20 mil, e Brusque com população superior a 100 mil.


Os critérios para a seleção dos municípios foram instituídos por meio da Portaria nº 44, de 13 de novembro de 2019, do Diário Oficial da União, assinado pelo Secretário de Vigilância em Saúde (SVS/MS), Wanderson Kleber Oliveira. Divididos entre “sistema de informação”, ações e resultados, foram avaliados, por exemplo, indicadores como cobertura das metas de vacinação para crianças, redução dos casos de sífilis em crianças menores de um ano e o aumento da cura de casos de tuberculose.


Coordenador Geral da Saúde de Carlos Barbosa, Elton Mateus Vaz Lima, não esconde a satisfação da Secretaria Municipal de Saúde com a premiação. Ele lembra que os bons resultados da área já haviam ajudado o município a alcançar títulos como melhor cidade gaúcha em qualidade de vida, de acordo com do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) — conquistado em 2019, pela sétima vez consecutiva —, e a vaga entre as 20 cidades mais felizes do país de acordo com a Revista Bula. “Esse tipo de reconhecimento é sempre muito importante. Nossa cidade tem tido destaque em premiações estaduais e nacionais por sua qualidade de vida diferenciada, e a saúde sempre foi um dos tópicos avaliados nestes rankings. Mas receber pela primeira vez um prêmio só de nossa área, é algo que nos enche de orgulho”, enfatiza.


Há 18 anos trabalhando na Secretaria Municipal de Saúde de Carlos Barbosa e responsável pela área de Vigilância da Saúde, a enfermeira Viviane Gaspary Ardanaz, foi quem representou a cidade na mostra e recebeu a Lupa de Ouro das mãos do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Assim como Lima, ela valoriza a importância do prêmio para a cidade, e também como um reconhecimento do trabalho exercido por ela e pelos demais colegas da vigilância. “É um prêmio para todo mundo. Quem ganha com isso é o município, a Secretaria de Saúde, a vigilância, e, a população. Não tenho como medir palavras, é mesmo gratificante, ver que o trabalho de toda nossa equipe foi reconhecido”, sublinha.

Ela destaca, ainda, o simbolismo da cidade ser a primeira do rio Grande do Sul a conseguir a estátua. “Isso mostra que atingimos todos indicadores do Ministério. Ser o único município gaúcho a conseguir é um orgulho muito grande”, finaliza.

Enfermeira Vivane Gaspary Ardanaz recebe a Lupa de Ouro das mãos do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (Reprodução, Ministério da Saúde)

A Expoepi

A Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi) foi criada em 2001 com o objetivo de divulgar e premiar os serviços de saúde do SUS que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e outros agravos referentes a saúde pública, e que podem inspirar outras iniciativas pelo país.


Com 1.185 projetos, a 16ª edição da mostra, ocorrida entre 4 e 6 de dezembro deste ano, em Brasília, bateu o recorde de inscrições entre todas as edições. Como novidade, nesta edição também foi lançada a primeira premiação “Municípios Destaque de Vigilância em Saúde”, que reconheceu 15 municípios das cinco regiões que alcançaram os melhores indicadores nos sistemas de informação nacionais de vigilância em saúde, no triênio 2015-2017.

Os 15 municípios reconhecidos

. Região Sul:
Carlos Barbosa (RS)
Brusque (SC)
Mondaí (SC)

. Região Sudeste:
Bragança Paulista (SP)
Campos do Jordão (SP)
Presidente Olegário (MG)

. Região Centro-Oeste
Corumbá (MS)
Paraíso das Águas (MS)
Nova Mutum (MT)

. Região Norte
Ariquemes (RO)
Governador Jorge Teixeira (RO)
São Miguel do Guaporé (RO)

. Região Nordeste
Campina Grande (PB)
Gurjão (PB)
Parambu (CE)