Em apenas dois dias de atuação, a Operação Retomada da Brigada Militar (BM) já atraiu a atenção da população. Com um reforço do Pelotão de Operações Especiais (POE) de Caxias do Sul, a ação pretende combater o aumento dos índices de roubos e homicídios em Bento Gonçalves.

Conforme o major José Paulo Marinho, comandante do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (3º BPAT), esta é a primeira resposta diante do aumento da criminalidade em 2014. “Nós entendemos que alguns índices de criminalidade estavam fugindo do aceitável. Acendeu a luz vermelha e esta é a nossa medida para retomar este controle. Esperamos contar com a compreensão e a cooperação da comunidade”, avalia.

A intenção da Operação Retomada é destacar a presença policial e tirar de circulação foragidos, armas de fogo e drogas. Com auxílio do Policiamento Comunitário, são realizadas barreiras em vias estratégicas e patrulhamento ostensivo em locais de concentração de ocorrências.

Seis pessoas detidas em dois dias

Durante o primeiro dia de operação, um foragido da justiça foi capturado durante o patrulhamento no bairro Conceição. A ação policial de terça-feira, 19, resultou na prisão de dois homens e duas mulheres por tráfico de drogas no bairro Eucaliptos. Um outro indivíduo foi detido por posse de entorpecente em uma barreira policial realizada no bairro Universitário.

A ação do POE também identificou uma rinha de galo no bairro Eucaliptos. A Patrulha Ambiental foi acionada e 35 aves foram resgatadas. Durante a operação, dezenas de veículos foram recolhidos por falta de documentação.

 

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 20 de agosto.