“Feito por Elas” reúne profissionais de várias áreas

A Coordenadoria da Mulher desenvolveu, na última semana, o projeto ‘Feito por Elas’, que proporciona um espaço de divulgação e apoio a mulheres empreendedoras de Bento Gonçalves. Em parceria com o Gabinete da Primeira-dama, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes) e a Coordenadoria de Tecnologia de Comunicação e Informação (CTEC), a proposta é estimular a independência financeira e alcançar o maior número possível de mulheres.

O espaço, criado gratuitamente no site da Prefeitura, vai proporcionar a divulgação dos empreendimentos, além de oferecer o suporte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que repassará todas as orientações e encaminhamentos necessários para a formalização e profissionalização do negócio. “As empreendedoras que não forem formais, se quiserem, receberão um suporte da SDE para tornarem-se MEI. Muitas não regularizam por que não conhecem os benefícios. Ser Microempreendedor Individual, conta como tempo de aposentadoria, pode se encostar caso fique doente e muito mais”, ressalta a titular da Coordenadoria da Mulher, Patrícia Da Rold.

Patrícia também destaca que é um projeto inovador e uma conquista para as mulheres bento-gonçalvenses. “Estimula e divulga o trabalho que elas realizam, sempre com muita garra para se sustentar ou sustentar suas famílias, das quais muitas vezes são chefes!”, aponta.

O diretor da CTEC, Matheus Barbosa revela que eles estão utilizando a tecnologia a favor destas mulheres, que passam a ter um espaço para divulgação do seu negócio. “Uma página disponibilizada no site, totalmente gratuita, que mostrará as informações sobre o empreendimento”, conta.

Em nota, a Prefeitura de Bento Gonçalves comunicou que através do portal é possível buscar orientações para a formalização e profissionalização do negócio. “Muitas pessoas não tem acesso às informações para regularização do seu negócio e o que queremos é passar as orientações. Estaremos à disposição de todas para auxiliar”, fala a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Milena Bassani.

O Impulso

Para as empreendedoras da cidade, esse projeto serve como impulso e garante uma oportunidade de ter seu negócio divulgado em uma página oficial da cidade. Ao todo, até o fechamento desta edição, 21 empreendimentos já estavam cadastrados no site.

A confeiteira, Claudia Raldi dos Santos, saiu de uma empresa moveleira que trabalhou por 12 anos e resolveu investir na área da confeitaria. “Não conseguia ficar parada, então resolvi fazer alguns cursos nessa área que tanto amo”, diz. Na última semana, recebeu um convite para participar do projeto e nele, encontrou uma oportunidade de divulgar ainda mais seus doces, salgados e tortas. “As meninas do Centro Revivi são minhas clientes, a coordenadora do projeto apresentou a proposta”, revela.

Ao ser questionada sobre suas expectativas, Claudia disse que a iniciativa pode ser um impulso para ela e para outras micro empreendedoras. “Achei o projeto maravilhoso, motivador”, ressalta.

A confeiteira, Cláudia Raldi dos Santos

Foto: Arquivo Pessoal

A psicóloga e aprendiz de confeitaria, Camila Farezin Dornelles, também se cadastrou na página da prefeitura após ficar sabendo do ‘Feito Por Elas’, através de colegas da Secretaria e da Coordenadoria da Mulher. Ela conta que seu trabalho com doces iniciou quando estava na graduação em Psicologia. “Eu trabalhava, mas houve a necessidade de ter uma renda extra naquele momento. Já havia trabalhado em outros locais, mas precisava de uma opção com maior flexibilidade de horário, porque ainda tinha compromissos como estudante e não conseguia ter nenhum dia de folga”, conta.

A psicóloga e aprendiz de confeitaria, Camila Farezin Dornelles

Foto: Arquivo Pessoal

Além das confeiteiras, a artesã e estudante de psicologia, Caroline Zortéa, também decidiu fazer parte dessa ação da Coordenadoria da Mulher. Seu trabalho na confecção de velas e peças em concreto, nasceu de uma vontade de deixar ambientes mais harmoniosos e aconchegantes. “A luz e o aroma das velas proporcionam momentos que nos permitem pensar com mais clareza, além de serem ótimas opções para relaxamento ou até para concentração. Cada aroma tem seu propósito”, enfatiza.

Caroline espera crescer ainda mais no universo do empreendedorismo e se adaptar ao novo sem perder o foco em seu propósito, que é o autocuidado. Ela ressalta que as mulheres que tem medo de iniciar algo, precisam arriscar, mesmo com medo. “Sempre vai ter alguém pra te apoiar, e se não tiver, faça por você mesma. A recompensa vem quando é feito com amor”, finaliza.

Caroline Zortéa, fundadora do Zortela Velas Aromáticas

Foto: Arquivo Pessoal

Como participar?

As interessadas em fazer parte desse projeto devem preencher o formulário no site da prefeitura e após, as informações do empreendimento serão disponibilizadas na página, contendo contato, endereço e tipo de negócio. Quem tiver interesse em conhecer as mulheres já cadastradas, a lista de negócios está disponível, assim como o formulário, acesse o link.

Contato

WhatsApp (54) 99222-2207: para dúvidas sobre como funciona o projeto e sobre o formulário.
WhatsApp (54) 99269-3957: para encaminhamentos necessários para a formalização e profissionalização do negócio.
E-mail: [email protected]
Atendimento presencial: Coordenadoria da Mulher e Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Rua 10 de Novembro, 190 – Cidade Alta.