Segundo dados da SES, a Capital Nacional do Vinho aplicou 81,5% das doses destinadas ao município. Segunda dose de reforço tem baixa adesão, com 6.116 vacinados

Nesta semana, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) emitiu um novo comunicado para ressaltar a importância da vacinação com as doses de reforço contra a covid-19, que vem tendo uma baixa adesão da população vacinável. Considerando todo o Rio Grande do Sul, cerca de 5,7 milhões de pessoas estão com atraso no esquema de imunização contra o vírus. Em Bento Gonçalves, a segunda dose do reforço foi aplicada em 6.116 munícipes.

Para a Capital Nacional do Vinho, o Estado destinou 291.584 doses da vacina, desde o início da distribuição dos imunizantes. Desse número, 81,5% se converteu em aplicações, portanto, 58.854 doses ainda aguardam no sistema de saúde para serem aplicadas em bento-gonçalvenses. De acordo com o governo estadual, é importante que as pessoas completem o ciclo de vacinação para manter os níveis de proteção elevados contra a covid-19.

Doses aplicadas em Bento

A primeira dose da vacina é a que possui mais aplicações dentro do cenário de imunização de Bento Gonçalves, com 100.856 vacinados. Na sequência, a segunda dose ainda manteve 86% de retorno do público, logo, 85.734 voltaram para uma nova aplicação. Um total de 15.122 pessoas pararam o ciclo de vacinação ainda na primeira dose. A dose única foi distribuída para um número restrito de 4.588 indivíduos.

Os reforços da imunização contra o vírus são os que mantém os números reduzidos de aplicabilidade no município. Dos mais de 85 mil que poderiam receber a terceira dose, apenas 46.159 retornaram, portanto, quase metade das pessoas, 46%, não buscaram esse segmento da proteção viral. A segunda dose de reforço teve uma queda ainda maior no público, com apenas 6.116 vacinados, o que representa um desfalque de 86% na continuação do ciclo vacinal, caso todas faixas etárias já pudessem ter o imunizante.

Fonte: vacina.saude.rs.gov.br