Com trinta conclusões só em dezembro, o pacote de 100 obras previsto pela Administração Pública para 2019 chegou a cerca de 75% de sua meta.

Ao todo, de acordo com a lista pública de acompanhamento de metas de obras a serem executadas, 77 foram concluídas. Algumas delas, contudo, segundo explica o secretário de Governo, Carlos Quadros, não fazem parte daquelas anunciadas em dezembro de 2018. “Cabe ressaltar que embora o Desenvolve Bento previsse 100 obras, no decorrer do primeiro semestre de 2019, considerando as necessidades e a captação de recursos, bem como de parcerias entre poder público e comunidade, este número saltou para 126”, destaca. Das conclusões até o momento, assinala que 96% fazem parte do planejamento inicial.

Outras 17 construções estão em execução no momento. Embora sem pontuar quantas ou quais delas devem ser entregues antes do fim do ano, Quadros afirma que o número de conclusões deve aumentar antes do fim do ano. “Até a última atualização da tabela se considerarmos as 126 obras, 77 haviam sido concluídas. As demais não foram devido a fatores burocráticos, como desinteresse das empresas em licitações e situações climáticas que atrasaram o cronograma previsto”, pontua.

Outras 17 construções aguardam liberação de recursos federais ou estão em fase de conclusão de projeto; enquanto 12 estão com licitação prevista para janeiro. O secretário reiterou, ainda, a certeza da entrega das 126 obras, antes do fim da atual gestão. “Será anunciado no início de janeiro, o novo bloco de obras para o quadrimestre de 2020”, adianta.

95% das pavimentações entregues

Dentro do Desenvolve Bento, o montante maior das obras dizia respeito às pavimentações. No total, estavam previstos 14,5 km de pavimentações basálticas e asfálticas, com um investimento total de R$13,8 milhões.

Das 47 pavimentações previstas, 45 foram finalizadas. O destaque maior fica por conta de 14 ruas entregues no Vila Nova II.

As mais esperadas

Além das pavimentações, entre as maiores obras prometidas para 2019, o bloco cirúrgico, orçado em mais de R$ 4 milhões, teve a fase I concluída e segue com as outras etapas em andamento.

Já a mais onerosa das obras, o túnel de acesso norte na BR 470, ligando os Bairros São Roque e São João, que tinha previsão de ser iniciado em junho, ainda não saiu do papel. Segundo a Administração Pública, uma nova licitação está prevista para 7 de janeiro.