O aumento no número de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus, além da entrada no estado de novas variantes da doença mais transmissíveis, pode levar à região da Serra Gaúcha à bandeira vermelha no modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado. O assunto foi pauta de uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 19, com integrantes do Comitê de Atenção ao Coronavírus de Bento Gonçalves.

No encontro, foram apresentados dados que ligam o sinal de alerta para o retorno às medidas mais rígidas de combate a covid-19. Conforme a diretora técnica do Hospital Tacchini, Roberta Pozza, nos últimos 14 dias, houve aumento na busca dos pacientes por atendimento respiratório no Tacchini, um discreto aumento nas internações, e ocupação nos leitos críticos da UTI, ficando próximo aos 85%. “Precisamos manter as precauções. O que não pode acontecer é um grande número de pessoas com a necessidade de atendimento ao mesmo tempo, e que não tenhamos capacidade de internação e UTI para receber este paciente”, disse.

Conforme a secretária de Saúde de Bento Gonçalves, Tatiane Misturini Fiorio, nas últimas três semanas, o cenário na cidade apresentava estabilização da doença. No entanto, nos últimos dias, o aumento no número de atendimentos na rede pública voltou a preocupar as autoridades de saúde. De acordo com Tatiane, em alguns dias, o número de atendimentos ultrapassou os 500 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “isso nos preocupa, e com essa mudança brusca nos indicadores, a macrorregião da serra está com indicadores de bandeira vermelha nesta semana, muito próximo ao limite para bandeira preta”, salienta.

O novo mapa preliminar deverá ser divulgado nesta sexta-feira, 19, pelo Comitê de Crise da Secretaria Estadual da Saúde (SES).

Forças de segurança realizam ações para evitar aglomerações em Bento

Neste final de semana, equipes da Brigada Militar, Guarda Civil Municipal, Departamento Municipal de Trânsito e vigilância sanitária deverão reforçar as ações para evitar aglomerações em vias e praças públicas, além de observar se estabelecimentos comerciais estão cumprindo as normas previstas em decreto.

Conforme o comandante do 3ª Bpat e futuro secretário de Segurança, Tenente Coronel Paulo Cesar de Carvalho, novas ações conjuntas serão aplicadas para evitar a propagação do vírus e possível colapso na saúde. “Estaremos com operações para evitar aglomerações desnecessárias, acidentes e cumprindo o determinado no decreto. Precisamos trabalhar em conjunto para que não tenhamos uma sobrecarga no sistema de saúde”, garante.

Foto: Emanuele Nicola / Divulgação