O ato que promulgou a assinatura ocorreu na manhã desta quarta-feira, 10 de novembro

A Prefeitura de Bento Gonçalves realizou a assinatura de um acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Rio Grande do Sul para uma cooperação técnica sobre compartilhamento de sistemas de seguranças. A ação ocorreu na manhã desta quarta-feira, 10 de novembro.

Sintetizando, essa ação irá viabilizar a utilização de sistemas rodoviários pelo município e sua população. Os próprios cidadãos poderão registrar ocorrências, através da página da prefeitura, em casos de acidentes de carro sem vítima. Além disso, órgãos de segurança da Capital do Vinho terão mais acesso a dados e informações dos sistemas da PRF. Essas ações devem entrar em vigor em janeiro.

O objetivo geral do acordo é a disponibilização, por parte da PRF, de sistemas de registro de ocorrências, envolvendo delitos relativos a veículos, condutores, infrações de trânsito, restrições, acidente e ocorrências policiais ao município. Em contrapartida, a Prefeitura também irá disponibilizar informações semelhantes para o órgão federal.

Pontos positivos para Bento

O chefe da Delegacia da PRF, Leandro Portes, explica que essa plataforma, através do site, irá facilitar tanto para os agentes de trânsito da cidade, quanto para a sociedade. A ferramenta esta sendo cedida de maneira completamente gratuita a Bento. “Os usuários que se envolverem num acidente que não tem vítima, serão orientados pelos agentes do município a entrarem no site da prefeitura, e eles mesmo fazerem o registro do acidente de trânsito. Isso vai ser disponibilizado pelo agente da prefeitura que vai analisar e validar”, explica.

O secretário da Secretaria Municipal de Segurança, Paulo César de Carvalho, destacou, na cerimônia, que esse passo é importante para a cidade e que toda ação em conjunto é benéfica para fazer a criminalidade recuar. “Acompanhando a Segurança Pública do Estado, nós trabalhamos em três diretrizes como medidas estruturantes: Integração + Inteligência + Investimento Qualificado”, exemplificou.

O Prefeito de Bento, Diogo Siqueira, falou, após assinar o documento, que é relevante para o município ter uma cooperação técnica com outras instituição, a fim de melhorar a segurança. “É um sistema muito importante e somos uma das poucas cidades gaúchas a utilizar essa ferramenta”, destacou.

Sistemas cedidos para o município

Sistema BAT – Boletim de Acidente de Trânsito

Apresenta informações de uma ocorrência de trânsito. O sistema foi idealizado para agilizar o trabalho policial, possibilitando a realização de boletins em um tempo mais curto e de maneira mais eficaz.

Sistema DAT – Declaração de Acidente de Trânsito

Sistema em que a elaboração de documento declaratório de acidente é feito pelos próprios envolvido no caso. Realizado via internet, respeitando critérios específicos.

Sistema BOP – Boletim de Ocorrências Policiais

Sistema multiusuário e multitarefa que permite inserção de dados por mais de um policial ao mesmo tempo, otimizando ações de segurança, e, como consequência, encerrando atividades mais rapidamente. Esse programa ainda ajuda a promover relatos e registros mais fidedignos em fichas.

Proteção de dados

Todas informações que percorrerem pelos sistemas em questão estarão protegidos e sigilosos, seguindo a lei n° 13.709, de 14 de agosto de 2018, que institui a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Fotos: Rodrigo De Marco