As atividades da comitiva de prefeitos da Amesne que participam de Missão Técnica a Israel nesta quarta-feira, 11 de novembro, foram um tanto diversificadas. Durante toda a manhã, o grupo esteve no Instituto de Cooperação Internacional e Exportação de Israel. No local, assistiram a sete apresentações de representantes de entidades e empresas interessadas em realizar negociações ou que já têm parcerias e/ou unidades no Brasil.

Na parte da tarde, com passagem há cerca de cinco quilômetros da Faixa de Gaza, os integrantes da comitiva foram até o Moshav Talmey Yosef, que existe desde 1982, onde foram recepcionados pelo agrônomo e guia de turismo, Uri Alon. Moshav é uma comunidade agrícola, como uma cooperativa no Brasil, onde os integrantes têm o comprometimento de trabalho e cultivo da terra com lucro pessoal. Este lote, especificamente, hoje em dia funciona como uma fazenda modelo, comprovando o sucesso de cultivos agrícolas em solos desérticos. O próprio lote apresenta diferentes sistemas e cultivos, como por exemplo tomates, cenouras, ervas finas, pepinos, morangos, cítricos, entre outras culturas. No final da visita, Alon entregou aos participantes da Missão uma pomba e pediu que não soltassem. Proferiu palavras de agradecimento e pedido de paz, solicitando assim que libertassem as aves.

Encerrando o dia, o grupo se encontrou em Tel Aviv com o embaixador do Brasil na Palestina, Paulo Roberto Caminha de Castilhos França e com o primeiro secretário, Leandro Vieira Silveira. O Embaixador está finalizando seu terceiro ano de representação diplomática no Estado da Palestina, reconhecido pelo Brasil desde 2010 e seguirá para Istambul no próximo ano. França compartilhou a dificuldade passada pelo povo palestino sob opressão e o desejo de todos os povos de que este conflito chegue ao fim e termine sendo um exemplo para a paz.

Informações da Assessoria de Comunicação Amesne.