Reunido com líderes do setor empresarial bento-gonçalvense, o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, apresentou uma espécie de prestação de contas de seus oito anos como gestor do Município. A atividade foi realizada no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), a pedido da diretoria da entidade.

Em sua fala, o gestor pontuou os feitos em duas gestões frente à Prefeitura. Elencou as mais de 800 obras feitas, distribuídas em todos os bairros da cidade, dando ênfase à algumas que considera mais importantes, como o Aeródromo Municipal, a Penitenciária Estadual – que foi retirada do centro – e, mais recentemente, a construção dos 40 leitos para o Complexo de Saúde, que contou com o apoio de voluntários do setor empresarial e da comunidade, além da construção do túnel de acesso à zona norte da área urbana.

No que tange à Assistência Social, de acordo com Pasin, foram realizados 84 mil atendimentos para famílias em vulnerabilidade social e 4.258 crianças e adolescentes foram atendidos nos Ceacris desde 2013. Além disso, foram realizados 10 mil atendimentos no Creas, 5.450 encaminhamentos ao mercado de trabalho, 600 famílias no programa Regulariza Bento e 467 usuários foram atendidos na Casa de Passagem – criada como forma de assistir às pessoas que estão em situação de rua.
Outro destaque é na área do empreendedorismo. O prefeito relata que houve um aumento significativo no número de novos empreendimentos em Bento Gonçalves. Segundo ele, o número passou de 10.621 para 17.888, totalizando 68,4% de aumento. Outro detalhe importante foi a ampliação no total de agroindústrias e a conquista do Selo Sabor de Bento. “Foram mais de 600 cursos no interior para que nosso agricultor, homem ou mulher, pudesse aprender e agregar mais valor para a sua produção”, pontua.

Na área educacional, o número de vagas na Educação Infantil subiu 75% de 2012 para 2019, e no Ensino Fundamental o crescimento, neste mesmo período, foi de 25%. Além disso, em oito anos foram inauguradas novas escola, como a de Tempo Integral, localizada no bairro São Roque, e as de Educação Infantil, a Recanto Alvi Azul, no bairro São João, a EMI Arquiteto Arielso Copat, no Loteamento Santa Fé, e a EMI Bom Pastor, no Loteamento Bertolini.

No setor da saúde, foram construídas nove unidades básicas, concluída a UPA 24 Horas, bem como a abertura do PA 24 Horas na Zona Norte. Além disso, a Regulação Municipal para o Samu também foi um dos pontos elencados. Também foi criado o Centro de Especialidades Odontológicas, construído um novo Laboratório de Patologias e Análises Clínicas e equipado o Laboratório de Imagem Digital e a UPA, com leitos de isolamento Covid-19. “Tivemos o apoio da sociedade e quero falar do Rogério (Capoani, presidente do CIC), que representa todos vocês, dentro de um processo de captação de recursos e investimentos, execução do trabalho para a criação de 40 leitos de internação e isolamento do coronavírus e as mini UTI’s monitoradas que estão sendo utilizadas para o combate ao coronavírus”, pontua.

No que se refere à segurança citou a parceria com o Consepro e o Renascer da Serra, a criação da Guarda Municipal, e a redução nos índices de criminalidade, que apresentaram queda de 62% nos roubos e de 60% em furtos e roubos de veículos. “Isso, para nós, é realmente importante”, avalia. Além disso, o município conta com 59 câmeras de videomonitoramento, controladas pelo Centro Integrado de Operações, e outras 140 estão previstas para serem instaladas.

O prefeito também elencou a pavimentação de diversas ruas e investimentos em diversos locais do município, como o Complexo Montanha dos Vinhedos. Na área do turismo e da cultura, elencou a criação de diversos eventos e de atividades culturais distribuídas em diversos locais do município.

Situação financeira

Após a fala do prefeito, a secretária de Finanças, Mariana Largura, abordou a situação financeira do município. Segundo a titular da pasta, em 2013, 60,45% da receita era proveniente de transferências correntes do governo federal. Hoje, esse valor é de 49,94%, o que significa que a arrecadação municipal cresceu consideravelmente.

De acordo com Mariana, o ano de 2019 encerrou um superávit de mais de R$ 46 milhões. “Neste ano utilizamos parte do dele para amparar a questão da economia, em virtude da pandemia, mas não tivemos uma redução tão significativa na receita. Encerraremos 2020 com R$ 40 milhões em caixa. São, ao todo, 119 fontes de recursos e todas elas serão entregues com saldo positivo”, pontua.

O prefeito, Guilherme Pasin, mostrou-se satisfeito com o montante. “É uma previsão já consolidada e conservadora, dentro da técnica orçamentária pública. É dinheiro em caixa e isso, para mim, é o maior investimento. O de fazer com que o desenvolvimento da cidade não interfira na saúde financeira de nosso município. Fiz questão de apresentar isso aos senhores, pois, nos próximos dias, entramos em uma seara de encerramento de contas de exercício e de fechamento de mandato. Saio da prefeitura muito satisfeito. Entrei jovem e saí maduro, convicto do que fiz e do que ainda falta fazer”, assegurou.