Covid-19 causa baixa nos bancos de sangue do Hemocentro Regional de Caxias do Sul. Instituição solicita doação dos tipos O-, O+ e B-

Em período de pandemia, os estoques dos bancos de sangue do país diminuíram significativamente. Na região da Serra Gaúcha, o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) registrou queda de até 40% na demanda para atender 48 municípios da região nordeste do estado, via 100% SUS.

Segundo a instituição, o estoque de sangue está em situação crítica para os seguintes tipos de sangue: O+, O – e B-. “Estamos trabalhando com uma média de 36% a 40% do estoque nestes. Os demais tipos estão com um estoque em boa quantidade. Nossa meta é de 1.200 bolsas de sangue por mês”, destaca a assistente social na captação de sangue no Hemocs, Cintia de Souza Pessoa.

Uma das saídas para contornar a situação é fazer ligações personalizadas a voluntários. “Estamos verificando em nossos dados quem doou no mesmo período de 2019 e ligando para saber se gostariam de doar novamente”, afirma.

O motivo da baixa, segundo especialistas do Hemocs, é que as pessoas estão apreensivas quanto a possível contaminação por Covid-19 durante a transfusão sanguínea ou no local da doação. “Não há possibilidade alguma de transmissão”, garante Cintia. Ainda de acordo com ela, quase todos os hemocentros estão localizados em um ambiente que fica separado do hospital principal, diminuindo o risco de infecção. “A doação de sangue é muito importante. Estamos com o espaço reduzido e com todas as medidas protetivas”, conclui.

“Há risco de não ter como fornecer mais sangue”

O Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, por sua vez, possui uma agência transfusional, ou seja, a casa de saúde utiliza cerca de 260 bolsas de sangue por mês e essa quantidade deve ser resposta junto ao Hemocentro. “A gente transfunde os pacientes tanto os internos quanto os ambulatoriais”, enfatiza a enfermeira responsável, Ana Paula Lemos.

Todo sábado de manhã, um transporte é disponibilizado gratuitamente, em uma parceria com a prefeitura, para levar o doador até o Hemocentro. Para agendar, o interessado deve entrar em contato pelo 3455-4151. “Em função da pandemia, estamos pedindo que os voluntários venham de máscara e que não sejam do grupo de risco. É muito importante que tenham doações. Temos um risco em um futuro bem breve, de, se não mantermos os estoques adequados, não ter como fornecer mais sangue”, alerta a enfermeira.

Em março, o Ministério da Saúde orientou que a doação de sangue deve continuar no país e reforçou que o processo é seguro para quem doa. “É importante lembrar que não há um substituto para o sangue e a disponibilidade é essencial em diversas situações e em muitos casos determinante para o sucesso de um tratamento”, diz a nota.

Os agendamentos para o Hemocs devem ser feitos pelo telefone (54) 98418-8487, sendo que são atendidos grupo de 10 pessoas em horário reduzidos: de manhã às 8h15, 9h e às 10h, e a tarde às 13h30, 14h30 e às 16h. A instituição está localizada na Rua Ernesto Alves, n° 2260, bairro Cento.

O doador deve

Apresentar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira de conselho profissional ou carteira de habilitação);

Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. A primeira doação deve ser antes dos 60 anos;

Doadores com idade de 16 e 17 anos são aceitos para doação mediante a autorização formal (disponível em anexo) dos pais e/ou responsável legal, acompanhado de cópia da carteira de trabalho ou cópia da identidade do responsável;

Pesar mais de 50 kg.

Impedimentos

  • Temporários: Febre, gripe, gravidez, 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana, uso de alguns medicamentos, pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, tatuagem e piercing.
  • Definitivos
    Hepatite após os 11 anos de idade, evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), vírus HTLV I e II, Doença de Chagas e malária.

Fotos: Andréia Copini, Prefeitura de Caxias de Sul