Destinação de parte do IR financia projetos sociais de mais de 20 entidades em Bento Gonçalves

Uma boa forma de colocar em prática o espírito solidário e as renovações de propósitos tão evidentes nesta época do ano é contribuir com o Leãozinho do Bem, programa que estimula a destinação de parte do imposto de renda ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). O tempo para contribuir, no entanto, é curto. É preciso que pessoas físicas e jurídicas façam a destinação até o dia 28 de dezembro – assim, os valores caem diretamente na conta do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumdica), auxiliando mais de 20 entidades que fazem trabalho social em Bento Gonçalves. Depois desse prazo, os contribuintes também podem destinar, mas só durante abril, quando ocorre a declaração anual.

Optando pela destinação ainda neste mês, os recursos ficam diretamente em Bento Gonçalves, oportunizando melhorias no atendimento e aumento no número de vagas disponibilizadas pelas entidades. “Isso elimina a burocracia, com os recursos já ficando disponíveis às entidades, trazendo celeridade ao processo, antecipando estratégias para futuros projetos e dando mais tranquilidade às famílias que são atendidas”, avalia Marcos Fracalossi, integrante da Associação dos Profissionais e Empresas de Serviços Contábeis (Apescont-BG), uma das entidades mantenedoras do Leãozinho do Bem.

Esse é o terceiro ano da campanha. Em seu primeiro ano, em 2016, o projeto ajudou no acréscimo de recursos ao Fumdica em quase 40%. Em 2017, o aumento foi 20% superior a 2016. Os parceiros do Leãozinho do Bem, como o Sicoob Meridional, ainda oferecem condições especiais para quem quiser destinar parte do IR devido mas não disponibiliza de recursos no momento. O contribuinte pode emitir um cheque pré-datado, que só será descontado no dia da restituição, a juro zero.

O projeto Leãozinho do Bem é uma iniciativa encampada pela Apescont-BG e conta com o apoio do CIC-BG, do Comdica, do Sicoob Meridional e da imprensa local.

TIRA-DÚVIDAS

Quem pode destinar?

Todos que tiverem imposto de renda para pagar ao governo.

Quanto posso destinar?

Pessoas física pode destinar 6% e pessoa jurídica, 1%.

Como faço para saber quanto destinar?

O valor deve ser calculado a partir do imposto devido no ano anterior, considerando o valor final. Ao depositar, é preciso enviar o comprovante do depósito ao Comdica, para o [email protected], e solicitar seu recibo, que deverá ser apresentado quando você fizer a declaração, entre março e abril.

Não tenho dinheiro agora, como posso fazer?

Não tem problema. Basta entregar um cheque pré-datado no Sicoob Meridional, parceiro do Leãozinho. O cheque só será descontado na data da restituição, com juro zero.

Se perder essa oportunidade, como posso ajudar?

É possível realizar a destinação também em abril, por meio do programa gerador da declaração. No entanto, nesta modalidade, apenas pessoas físicas podem fazer a destinação, no limite de 3% do IR devido.

Em que conta faço o depósito?

Na conta do Comdica (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente)

Caixa Econômica Federal

Agência: 2792

Conta corrente: 400129-1

Operação: 006

CNPJ: 17.906.410/0001-07

Fonte: Exata Comunicação