A prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Educação (SMED) e Saúde (SMS) finalizou, na última semana, mais uma etapa do projeto Posse Responsável, que tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar as crianças para a posse responsável de animais de estimação. Desde o mês de março, palestras estavam sendo promovidas em escolas municipais para mais de 700 estudantes do 3º ano do ensino fundamental.

As palestras foram ministradas pela veterinária Analiz Zattera, abordando assuntos como: restrição dos animais às suas residências, castração dos animais e cuidados básicos para evitar doenças (alimentação, passeios, abrigo, entre outros). Além das palestras, outras atividades foram desenvolvidas em sala de aula, como leituras, pesquisas, feira de animais de estimação.

As ações integram o programa estruturante de governo Cultura do Saber e estão inseridas no Projeto Olhar Atento: Ciências para Vida – Biodiversidade: Conhecendo Animais e Vegetais, desenvolvido pela SMED, que busca subsidiar a prática pedagógica no estudo da Zoologia e Botânica.

Concurso
Outra ação proposta é o concurso Posse Responsável, resultado de uma parceria entre o Setor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde com a SMED e Gabinete da Primeira Dama. O concurso procura dar visibilidade à temática no espaço escolar, promovendo a criatividade e o trabalho em equipe. Serão premiadas turmas nas categorias Slogan e Nome do Mascote.

A turma vencedora na primeira categoria será contemplada com uma visita de estudos ao Zoológico de Gramado e uma camiseta do projeto para cada integrante. A turma vencedora da segunda categoria receberá mochilas. A divulgação dos agraciados ocorre no dia 5 de outubro, na praça Via Del Vino, integrando a programação da Semana de Bento.