*Por Silvana Alves

A necessidade humana de pertencimento e amor representa a necessidade de relações significativas em nossa vida. Relações que nos ajudam a crescer e se desenvolver como pessoas, que aceitam nosso jeito de ser. A inclusão social é uma questão fundamental na construção de uma sociedade, pois trabalha o estabelecimento de regras que promovem a igualdade entre todos os grupos, garantindo seus direitos à educação, saúde, trabalho e outros recursos necessários para suprir suas necessidades.

Esse trabalho também contribui minimizando o impacto das desigualdades existentes. Assim, diminuindo o “bullying”, a violência e criando uma Bento Gonçalves mais equalitária, mais produtiva, unida para o bem-estar de todos.

A inclusão social começa na infância, aonde não existe diferença de um ser humano a outro, que todos possam brincar, se ajudar e acolher quando necessário e se sentir parte de um todo. Esse assunto vem sendo um debate há muito tempo discutido, claro que já existe esta inclusão há alguns anos, mas será mesmo que as crianças e a classe escolar estão preparadas para tal?

Segundo a mais recente pesquisa do CDC (Center of Diseases Control and Prevention), órgão do governo dos Estados Unidos, a estatística é: 1 criança no transtorno do espectro do autismo (TEA) para cada 36.
O autismo é um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta a capacidade de relacionamento com pessoas e o ambiente, junto dele predomina o hiperfoco que ajuda no desenvolvimento da genialidade em aéreas específicas. Bill Gates, Greta Thunberg, Elon Musk são, somente alguns, autistas que demostraram grande influência no mundo. Quantos autistas deixam de frequentar a escola e deixam de desempenhar seu papel na sociedade por conta de não se sentirem inclusos, não se sentirem acolhidos?

O Grupo de famílias de crianças atípicas VOZ AZUL, está buscando, com apoio do Bento+20, Cic, CDL e outras instituições, construir um futuro de inclusão dos autistas e todas as crianças “diferentes”, para que elas possam contribuir e ter a chance de mostrar como também podem ser maravilhosas para uma Bento Gonçalves do futuro.

*Líder do Grupo Voz Azul