A segunda etapa das obras no santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha, vai obrigar a transferência das celebrações durante a semana. Tudo porque a parte interna da cúpula da igreja passará por reforma. As obras de impermeabilização e conserto das colhas, que iniciaram ainda no passado devem provocar mudanças no espaço das celebrações de missas por tempo determinado. De acordo com a direção do santuário, durante a semana, as celebrações religiosas deverão ocorrer no santuário antigo. Aos finais de semana, as missas voltam a ser realizadas na igreja atual.

Com recursos oriundos de doações dos fieis, o trabalho na parte interna do santuário contará com a montagem de um andaime de aproximadamente 34 metros de altura para alcançar a cúpula do prédio. Nesta etapa, será feito o restauro, reboco e pintura interna da cúpula. Também serão substituídos os vidros das 12 janelas. “O andaime será montado de maneira a não prejudicar os fluxos dos romeiros e nem a celebração das missas. Porem, por causa do trabalho, durante os dias da semana, as missas serão celebradas no Santuário Antigo, e nos finais de semana no Santuário, afirma o reitor, padre Gilnei Fronza.

Conforme a direção do santuário, a estrutura metálica deverá permanecer por cerca de 90 dias dentro do prédio. A expectativa é de que as obras sejam entregues durante a 141ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, nos dias 23, 24 e 26 de maio. Após concluída esta etapa, o próximo e último passo será a pintura externa do Santuário, ainda sem data prevista para início.

Fotos: Santuário de Caravaggio / Divulgação