Até domingo, 18, o governo do Rio Grande do Sul promove consultas públicas para que a população contribua com sugestões a fim de aprimorar a futura concessão. Interessados devem encaminhar as propostas mediante o preenchimento do “formulário de contribuições”, que está no site https://parcerias.rs.gov.br/rodovias.

O documento precisa ser encaminhado para o e-mail [email protected], destacando no campo “assunto” o bloco a que se referem as contribuições. As sugestões serão respondidas pelo corpo técnico do governo do Estado.

Entenda

O governo estadual e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apresentam o estudo sobre o futuro edital de concessão de 1.131 quilômetros de rodovias estaduais à iniciativa privada. Estão previstos investimentos de R$ 10,6 bilhões nos 30 anos das concessões.

Leia mais: Projeto de concessão deve ser decidido em um mês

As estradas foram divididas em três lotes. O projeto prevê a duplicação de 73% da malha viária com pista dupla ou tripla, 808,6 quilômetros de acostamentos, 831 adequações em acessos, manutenção frequente do asfalto, ampla sinalização, segurança para pedestres, socorro mecânico e médico 24 horas entre outros serviços.

A proposta considera a extinção da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que atualmente administra grande parte das estradas. O encerramento da companhia se dará em dezembro, quando as vencedoras dos leilões assumirem os lotes.

Foto: Reprodução/Internet