Nesta terça-feira, 22, o RespiraNet, serviço de telediagnóstico para doenças respiratórias crônicas por meio da espirometria, chega à macrorregião da Serra, com o município de Caxias do Sul como referência. Trata-se de uma parceria entre a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e o TelessaúdeRS, da UFRGS, que oferece acesso gratuito ao exame de espirometria, que é avaliado pela equipe de pneumologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

O lançamento do projeto em Caxias será realizado às 14h, no Centro de Especialidades em Saúde (Rua Sinimbú, 2231, no centro).

Serra é a quinta macrorregião gaúcha a implantar o RespiraNet

As macrorregiões dos Vales, Missioneira, Metropolitana e Norte já contam com espirômetros. A Serra é a quinta a recebê-lo e a previsão é de que as macros Sul e Centro-Oeste passem a contar com o exame a partir de agosto. Com a implantação do serviço em todas as sete macrorregiões de saúde, a capacidade instalada no Rio Grande do Sul será de 1.680 exames por mês, que somam 20.160 exames ao ano.

O RespiraNet é o primeiro serviço no Brasil de telediagnóstico para doenças respiratórias que utiliza a espirometria. O objetivo é facilitar o acesso dos usuários das unidades básicas de saúde (UBS) e de Saúde da Família ao exame e melhorar o manejo e acompanhamento das doenças respiratórias crônicas.

Acesso ao exame

Todos os médicos que atuam na Atenção Básica podem solicitar o exame, basta acessar o site do TelessaúdeRS (www.ufrgs.br/telessauders) e preencher o formulário de solicitação.

Após o preenchimento, a equipe do projeto RespiraNet telefona para o paciente para marcar a espirometria de acordo com o município sede. O resultado do exame é interpretado por médicos do serviço de pneumologia do HCPA e retorna ao médico que solicitou via e-mail. O paciente também recebe o resultado do exame via e-mail ou correio. O tempo médio entre a solicitação do exame e o retorno do laudo é de 10 dias.

Os espirômetros estão distribuídos nos seguintes municípios sedes: Santa Rosa (referência para macro Missioneira), Porto Alegre (Metropolitana), Santa Cruz do Sul (Vales), Passo Fundo (Norte) e, a partir desta terça-feira, Caxias do Sul (Serra). Nas macros Sul e Centro-Oeste, que estão em fase de implantação do serviço, as sedes serão Pelotas e Alegrete, respectivamente.

Importância do diagnóstico

As doenças respiratórias crônicas, como asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica, são importantes causas de morbidade e mortalidade em todo o Brasil e em especial no RS. Entre os obstáculos para o controle destas doenças está o difícil acesso aos exames diagnósticos, baixos níveis de tratamento e o controle inadequado da doença.

O projeto RespiraNet facilita e amplia o acesso ao exame de espirometria, além de qualificar o diagnóstico e acompanhamento dos pacientes com asma e DPOC atendidos na Atenção Básica do RS, por meio do suporte aos médicos via 0800-644-6543.

Secretaria de Saúde do Estado