Policiais do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (3º BPAT) aderiram à campanha de doação de sangue promovida pelo Hospital Tacchini. O fomento ao gesto solidário ocorreu neste período de pandemia que acaba afetando também os estoques de sangue nos hemocentros de todo o país, gerando uma queda de aproximadamente 50% no número de doações.

Com uma expectativa de utilização de cerca de 260 bolsas de sangue mensais para o tratamento de seus pacientes, o Hospital Tacchini iniciou uma campanha de conscientização e fomento para a continuidade das doações, mesmo nos períodos de isolamento social. Nesta guerra contra o vírus, os primeiros a se juntarem na ação foram os policiais da Brigada Militar de Bento Gonçalves.

Na semana passada, a guarnição se deslocou até o Hemocentro de Caxias do Sul e efetuou o procedimento de doação de sangue. Em nota, o comando da BM ressaltou a importância do gesto. “A doação de sangue ajuda a todos indiscriminadamente. É um gesto de amor ao próximo, e a nossa ação serve pra renovar o compromisso de ajudar em diversos sentidos a comunidade bento-gonçalvense”, pontua a nota.

A campanha segue através de mobilização em empresas, entidades e na comunidade em geral.

Saiba como fazer sua doação

O Hospital Tacchini não possui banco de sangue, apenas uma agência transfusional. Ou seja, o espaço é preparado para realizar uma série de procedimentos, como armazenagem e transfusões ambulatoriais, mas não está apto a realizar coleta. Contudo, para facilitar as doações, uma parceria entre Prefeitura de Bento Gonçalves e hospital realiza o agendamento e oferece transporte gratuito até o Hemocs, em Caxias do Sul. 

Durante a pandemia, o cuidado com segurança durante a viagem é redobrado. O veículo é higienizado a cada viagem e a distância mínima entre passageiros é respeitada. Além disso, os doadores recebem todos os equipamentos de proteção necessários. 

As viagens ocorrem todos os sábados pela manhã. Em outros dias da semana, a agência transfusional realiza o agendamento no Hemocs, mas não fornece transporte. Para realizar seu agendamento junto ao Tacchini, basta entrar em contato pelo (54) 3455-4151, com Ana Paula. 

Foto: Divulgação/Brigada Militar