Desde a quarta-feira, 27, a Polícia Civil passa a ter um novo número de contato no serviço de WhatsApp e Telegram para denúncias. Crimes de qualquer natureza podem ser denunciados através do número de celular (51) 98444-0606. O número (51) 8418-7814, utilizado para tal fim será desativado.

No serviço de WhatsApp e Telegram, além de não ser necessária a identificação, podem ser enviados vídeos, fotos e documentos. Ressalta-se que o serviço não é registro de ocorrência, mas sim a captação de informações que poderão ser utilizadas nas investigações. As informações recebidas serão repassadas às delegacias de polícia responsáveis.

O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, abrangendo todo o Estado do Rio Grande do Sul. O canal destina-se exclusivamente ao recebimento de denúncias ou à coleta de informações que auxiliem a Polícia Civil na investigação posterior de crimes.

Durante a utilização do serviço o denunciante deve descrever o fato, o endereço onde ele ocorre, inclusive a cidade, e fornecer, se possível, a identificação da(s) pessoa(s) envolvida(s). O sigilo total da identidade do denunciante é garantido.

Caso o denunciante esteja em uma situação de emergência/urgência, é necessário fazer contato imediato com a Polícia Militar da cidade, através do telefone 190. Este serviço de recepção de denúncias via WhatsApp não é vinculado ao despacho imediato de viaturas.

Fonte: Polícia Civil RS