Na tarde da última quinta-feira (15), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de Caxias do Sul, deflagrou a 4º fase da Operação Esplanada.

A ação é resultado de um ano de investigações que iniciaram após notícias de que um grupo criminoso organizado estaria atuando no tráfico interestadual de drogas, principalmente drogas sintéticas e cocaína, entre SC e RS. Em Caxias do Sul, os entorpecentes eram revendidos por meio de “tele-entrega”.

A 1ª fase da operação, desencadeada em 29 de abril, resultou na prisão de oito pessoas e na apreensão de mais de 2.000 comprimidos de ecstasy, além de grande quantidade cocaína. As medidas cautelares foram cumpridas nos bairros Santa Catarina, São Caetano e Santa Lúcia, em Caxias do Sul e no Bairro Ipanema, em Farroupilha. Um dos principais líderes foi detido pelo agentes da DRACO em Balneário Arroio do Silva, Santa Catarina.

Na 2ª fase, deflagrada dia 02 de junho, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, bem como de prisões preventivas, resultando na detenção de seis indivíduos que participavam das ações criminosas.

Na 3ª fase, os policiais civis cumpriram mandados de buscas e apreensão em residências localizadas nos bairros Santa Fé, Esplanada, Cruzeiro, além de um restaurante japonês localizado no bairro São Pelegrino. Nessa fase da operação, foram apreendidos 5,5 kg de maconha; 1,5 kg de cocaína; 120 gramas de haxixe; 568 de comprimidos de ecstasy, além de balanças de precisão e apetrechos para fracionamento de droga. Duas pessoas foram presas em flagrante durante a ação.  

Durante o desdobramento da 3ª fase, policiais interceptaram pacotes que estavam sendo entregues aos investigados por meio dos correios. De tal ação, restou apreendido 240 pontos de LSD e aproximadamente 100 gramas de haxixe.                                                                                             

Por fim, na 4ª fase da operação, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva contra dois dos três líderes do grupo (idades de 33 e 27 anos). As ações policiais se concentraram nos bairros São Caetano, Santa Catarina e Esplanada. Em uma das residências-alvo (bairro São Caetano) foi descoberto um laboratório de produção da droga haxixe, sendo apreendidos equipamentos de produção da droga, 02 kg de maconha e balanças de precisão.

A presente ação contou com o apoio das Delegacias de Polícia de Caxias do Sul (DEAM, DHPP, 1ª, 2ª e 3ª Delegacias de Polícia Distritais e SIPAC-8ª RP)

O saldo total da OPERAÇÃO ESPLANADA, somados nas quatro fases são:

– 20 pessoas presas;

– 2768 unidades de ecstasy;

– 03 kg de cocaína;

– 08 kg de maconha;

– 170 gramas de haxixe;

– 6 porções de MDMA; e

– 240 pontos de LSD.

Fonte e Foto: Polícia Civil