Tecnologia, já utilizada pela Brigada Militar, servirá de apoio para elucidar crimes e agilizar investigações

Em uma cerimônia na manhã desta sexta-feira, 11, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, ocorreu a formalização do acesso da Polícia Civil junto ao sistema de videomonitoramento integrado da cidade. Até então, para conseguir as imagens, era necessário protocolar o pedido junto a Brigada Militar, que é responsável pelo espelhamento de informações. Com a adesão, as forças de segurança poderão utilizar, com agilidade, o material para elucidar crimes e indiciar possíveis suspeitos nas investigações futuras.

Atualmente, o sistema de cercamento eletrônico no município conta com 137 câmeras espalhadas em diversas regiões da cidade, instaladas em pontos estratégicos pelas forças de segurança. Além dos espaços e vias públicas, o serviço de monitoramento também possui acesso de imagens em equipamentos presentes em escolas e creches municipais.

Para o Tenente Coronel Artur Marques de Barcelos, responsável pela Brigada Militar, a inclusão da Polícia Civil junto ao sistema beneficia todo o segmento, já que reúne todas as forças de segurança da cidade. “É um momento bem importante, porque a Polícia Civil terá o acesso em tempo real e também para fins de investigação, já que hoje, há uma norma de pedido de solicitação prévia das imagens à Brigada Militar”.

Conforme o secretário de Segurança Pública do município, Paulo César de Carvalho, a entrada da Polícia Civil junto ao sistema de espelhamento já era uma demanda antiga, como intuito de utilizar o material para dar andamento às investigações de crimes. Carvalho salientou ainda os investimentos realizados pelo município para a manutenção de todo o sistema. “Estamos dando todo o suporte técnico, desde a manutenção das câmeras e do sistema integrado que fica na Brigada Militar, por meio da Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CETEC) e, agora, enviando também às delegacias todas as imagens”, garante.

A medida foi celebrada também pelos dois delegados de polícia presentes na solenidade. Afinal, com a possibilidade de acesso imediato às imagens, os agentes da Polícia Civil poderão atuar de forma mais célere na resolução de casos, bem como, no cumprimento de mandados de busca e apreensão. “O implemento desse termo aditivo, possibilitando que nós tenhamos acesso, vai agilizar e muito, nas autuações e prisões em flagrante, resultando também em um trabalho mais qualificado, já que hoje, o Judiciário está cada vez mais exigente”, afirma do delegado da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), Fernando da Cruz Alexandre.

O responsável pela 1ª Delegacia de Polícia de Bento, Renato Nobre Bias, também acredita que a ação celebrada nesta sexta-feira, é mais um passo para qualificar o trabalho das forças de segurança da cidade. “Com essas imagens dentro da Delegacia, todo o nosso acesso às informações será facilitado pois, no momento em que o crime é cometido, se nós demorarmos um certo tempo, a gente acaba perdendo um pouco da diligência. Com esse espelhamento, no momento do cometimento do crime nós teremos essa imagens e conseguimos aí subsidiar vários pedidos judiciais, prisão preventiva, mandados de busca e apreensão. Tudo isso facilita a nossa atividade investigativa”, ressalta.

Em seu pronunciamento, o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira ressaltou a importância do ato, parabenizando o trabalho conjunto das forças de segurança bento-gonçalvense. Siqueira estima que a inserção da Polícia Civil junto ao sistema de espelhamento, é a garantia de manter todos na mesma linha de trabalho. “Passamos a contar com 120 câmeras, padronizadas, de alta definição, com inteligência artificial envolvida, onde conseguimos pegar todas essas imagens e tê-las armazenadas em uma única sala. Agora, com o repasse dessa tecnologia à Polícia Civil, é, sem sombra de dúvidas, daremos mais tranquilidade ao cidadão. Vamos seguir, para estarmos como referência”, afirma.

Fotos: Ranieri Moriggi