O aumento de ocorrências policiais provocadas por golpes na internet mobilizou a Polícia Civil para criação de uma cartilha alertando sobre a prática criminosa, principalmente nos crimes tipificados como estelionato. Os casos tiveram crescimento acelerado neste período de pandemia, onde há maior número de pessoas conectadas à internet. O documento com 18 páginas foi lançado na quinta-feira, 18, em Porto Alegre.

Disponível no site da Polícia Civil, o material elenca 15 golpes, considerados os principais que mais vitimam os gaúchos na internet. De acordo com o órgão de segurança, a cartilha explica detalhadamente como cada um dos crimes é organizado e a forma que os criminosos utilizam para enganar as vítimas.

Entre os principais golpes, estão os do “bilhete premiado” e do “auxílio emergencial”, além da “clonagem do WhatsApp”. Especificamente nesse caso, pessoas que informam o número de contato do WhatsApp em sites de vendas, por exemplo, abrem margem para que golpistas, se passando por funcionários do site, entrem em contato. O falso colaborador informa que para o anúncio ser validado, ele necessita de um código que chegará via SMS (mensagem de texto). Nesse instante, o criminoso tenta logar no WhatsApp com o número da outra pessoa, o que faz com que o aplicativo envie para a vítima uma mensagem com um código de verificação. Erroneamente, quando esse número – que é o código de segurança do aplicativo – chega no celular da vítima, ela o passa para o criminoso, tornando possível ao fraudador concluir a clonagem do número.

Conforme a chefe da Polícia Civil no Rio Grande do Sul, delegada Nadine Anflor, com a cartilha, o cidadão pode evitar cair em situações constrangedoras, prevenindo o cometimento de inúmeros crimes. “Cuidado nunca é demais e, nesse contexto de internet, a informação é uma arma poderosa que pode prevenir o cometimento de inúmeros crimes. Agora, quando o delito se concretiza, a população precisa entender que a Polícia Civil estará ao seu lado”, garante a chefe de Polícia.