A Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência (CAISPEDE), promoveu na terça-feira, 21, o IV Encontro com Concessionárias de Automóveis. A atividade, que ocorreu no Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário, teve como objetivo abordar as práticas de atendimento para as pessoas com deficiência e a Legislação vigente referente à aquisição de carros.

Encontro abordou as práticas de atendimento para as pessoas com deficiência e a Legislação vigente referente à aquisição de carros. Fotos: Laura Kirchhof/ Mônica Lovera

Conforme a legislação, pessoas que possuem alguma deficiência seja ela de nascença ou adquirida ao longo da vida, podendo ser intelectual severa ou profunda, autismo, física ou visual, têm o direito da isenção de impostos (IPI, IOF e IPVA) no ato da aquisição de veículos. Os deficientes condutores habilitados ou as pessoas que conduzem para eles também podem obter descontos na compra dos automóveis, que podem variar de 15 a 30%, sendo que o modelo escolhido deve custar até R$ 70 mil.

Durante o encontro, foram explicadas as maneiras de buscar o benefício. Segundo as orientações, as pessoas que encaixam nestes quadros devem encaminhar o laudo médico de um especialista na área, comprovando a incapacidade definitiva e permanente para atividade de vida diária. O CAISPEDE juntamente com a Secretaria de Saúde organiza e agiliza o processo de encaminhamento do laudo às concessionárias.

De acordo com a coordenadora da CAISPEDE, Marise Dorigon Gasperi, é importante que o Poder Público esteja junto na defesa dos direitos da pessoa com deficiência. “Avançar na luta, vencendo o preconceito e quebrando as barreiras que impedem a acessibilidade ampla, geral e irrestrita, é o desafio que se coloca para todos nós. Vamos contribuir com uma sociedade mais justa e inclusiva, embasada na aceitação e na valorização da diversidade”, enfatiza.