Seu animal de estimação passa por um caso de emergência e é preciso agir com rapidez? Saiba que um atendimento de primeiros socorros, e feito de maneira incorreta, pode agravar a situação. Nessa hora, medicar ou fazer um curativo sem ter conhecimento adequado, ao invés de trazer um conforto, tende a comprometer ainda mais a saúde do bichinho.

Pets são diferentes do homem e, por isso reagem de outra forma. Então, procure se acalmar até buscar orientação de um profissional habilitado e fazer tudo da melhor forma possível. Muitos dos medicamentos que são usados de forma corriqueira em crianças, por exemplo, podem piorar ou até levar a morte nosso pet, assim como muitas das plantas ornamentais comuns e alguns lares, que são letais se ingeridas.

Alergias são doenças comuns entre cães e gatos.

Por isso, a utilização de iodo, pomadas e sabonetes de forma inadequada, muitas vezes, desencadeia doenças graves, principalmente em gatos. Pomadas e pegas de pele podem piorar lesões, pois geralmente em gatos. Pomadas em pregas de pele podem piorar as lesões, pois geralmente, elas ocorrem por alergia ou abafamento.

O mesmo se dá em relação aos colírios, que jamais devem ser administrados sem indicação de profissionais da Medicina Veterinária, principalmente os que contém antibióticos.

Para lavar os olhos, prefira o soro fisiológico.

Por falar em antibióticos, o melhor e não utilizar de forma indiscriminada, até mesmo afim de evitar resistência por parte dos micro-organismos. Bandagens e curativos somente para para proteger o machucado até a visita do veterinário até a visita do veterinário, que deve ser imediata, pois podem piorar a lesão se mal utilizadas e até mesmo causar motivos para amputações. Até produtos usuais, caso daqueles contra pulgas e carrapatos, assim como vermífugos, precisam ser ministrados conforme idade e peso do animal, sob o risco de intoxicação, algumas vezes fatal. Dessa forma, mesmo que você tenha um medicamento em casa evite utilizar no seu animalzinho sem antes procurar orientação adequada. O bem-estar e a saúde do seu pet agradecem!

Lisandra Dorneles
Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária – RS