As pessoas que tiveram dengue devem aguardar 30 dias após a recuperação completa para doar sangue. No caso de dengue grave, o intervalo para a doação sobe para 180 dias. Essas são as mais recentes orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que emitiu uma nota técnica sobre o assunto essa semana.

A medida é para evitar contaminação de quem recebe o sangue, já que, quando há a  contaminação pelo vírus da dengue, há um risco de 38% de a doença ser transmitida por transfusão sanguínea.

Também por risco de transmitir a doença, pessoas que tiveram relações sexuais com indivíduos que tiveram dengue nos últimos 30 dias também devem aguardar 30 dias para realizar a doação de sangue.

Além disso, caso um doador seja diagnosticado com dengue ou apresente sintomas como febre ou diarreia até 14 dias após a doação, deve entrar em contato com hemocentro e informar o ocorrido.

Ainda de acordo com a Anvisa, quem recebe a vacina contra a dengue também fica temporariamente impedido de doar sangue: o intervalo é o mesmo em caso de dengue comum ou relação sexual com pessoa contaminada: 30 dias.