Uma atualização na lista de priorização da vacinação contra a covid-19 inseriu pessoas vivendo com HIV, no grupo prioritário. Com isso, pacientes na faixa de 18 a 59 anos poderão receber o imunizante após o encerramento da vacinação de brasileiros entre 60 e 64 anos. A inclusão ao grupo ocorre após resultados de pesquisas científicas que apontam riscos de agravamento, caso estes pacientes sejam contaminados pela covid-19.

Conforme os estudos, quem vive com HIV deve receber as doses na mesma etapa em que serão contemplados quem apresenta comorbidades, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Trata-se do maior grupo de risco do plano de imunização, com cerca de 18 milhões de pessoas. Segundo o Ministério, sem a nova atualização, o número de indivíduos que integram os grupos prioritários no país chega a 77,3 milhões.

Segundo a Saúde, serão considerados na lista de prioridades todos os indivíduos que vivem com HIV, de 18 a 59 anos, independente da contagem de linfócitos T-CD4+. “O início da vacinação para este grupo será informado por meio do Programa Nacional de Imunizações”, afirma a nota técnica.