Nesta quinta-feira, 4 de agosto, o clima ensolarado e de temperaturas amenas abriu espaço para um novo período de chuvas no Rio Grande do Sul. Todo o espaço está sob influência de uma instabilidade formada por uma frente quente entre o território gaúcho, Argentina e o Uruguai, segundo a meteorologista Estael Sias, da Metsul. Nos dias seguintes, as precipitações se mantêm em diversos municípios.

Em Bento Gonçalves, as primeiras pancadas iniciaram cedo, no começo da manhã, o que fez com que os termômetros amanhecessem com cerca de 14ºC, um pouco abaixo do que vinha sendo registrado. Ao longo de toda a quinta, as nuvens carregadas devem se manter sobre a cidade, fazendo com que mais precipitações sejam comuns. Ao todo, a expectativa é de que chova até 15mm, de acordo com o Climatempo.

Amanhã será o único dia seco em Bento, dos próximos que virão, conforme dispõe a meteorologia. Sexta também marca a chegada definitiva de uma nova massa de ar frio. As mínimas caem para os 9ºC no amanhecer e noite, não ultrapassando os 17ºC durante a tarde.

Chuva e frio para os próximos dias

O final de semana marca o retorno das chuvas e dá sequência ao frio instaurado pelo clima. Tanto no sábado, quanto no domingo, há probabilidade de chover acima dos 10mm, e as temperaturas ficam, em média, nos 14ºC. Segundo o Climatempo, essa previsão se mantém na segunda e terça da outra semana, até que na quarta, 10, a chuva deve parar, abrindo mais espaço ao frio intenso, que pode chegar a temperaturas negativas, com expectativa de geada.