Com os jogos que estão acontecendo na Copa do mundo, os pais tem uma grande oportunidade de ensinar a seus filhos sobre a importância do ganhar e perder. Sabemos que aprender a perder não é tarefa fácil para pais ou filhos. A questão surge inúmeras vezes ao longo da vida, desde que o bebê desmama e faz parte de um processo de crescimento e amadurecimento de toda a família. Os pais devem ser firmes para ajudar as crianças a superar a decepção e para não sofrer junto com os pequenos.

Querer vencer é algo positivo, funciona como desafio para melhorar sempre, seja nos esportes ou na vida escolar. Mas competição saudável é aquela em que o resultado não é encarado como uma obrigação.

Em competições, a criança e o adolescente devem demonstrar interesse e ter espírito competitivo. Inserí-los em um grupo que compete em esportes, por exemplo, pode ser a oportunidade para ampliar amizades e propiciar o contato com pessoas de todas as classes, além de ser um exercício que ensina a ganhar e perder.

Para não esquecer!

Pais e professores não devem criar expectativas sobre os resultados, pois a competição deve ser usada na formação do caráter dos pequenos e não como uma maneira de superar frustrações da família. No caso dos esportes, os pais ainda devem se preocupar em conhecer a modalidade e saber como o treinador trabalha.

Dicas de livros para pais e professores

Na hora do choro – Publifolha

Perder Para Ganhar – Ana Maria Almeida