Empresário da Pier Projetos e Instalações Elétricas destaca sua trajetória pessoal e profissional e conta como delegar funções pode auxiliar a pensar em novidades no seu ramo de atuação

Um bento-gonçalvense de coração, que escolheu há pouco mais de 20 anos a Capital Nacional do Vinho para fazer morada. Percio Vinicius Barros Gonçalves nasceu em Canela, mas foi em Bento Gonçalves que construiu a maior parte de sua trajetória. Foi nas terras férteis deste município que consolidou a carreira, constituiu família e construiu sua empresa.

Origens

Sou natural de Canela, filho de Santo e Gledi Gonçalves. Morei naquela cidade com meus pais e irmãos até os dois anos. Depois, fui para Santa Maria, Pedro Osório, Pelotas e ao Paraná. Passado algum tempo residindo no estado paranaense, decidi voltar para o Rio Grande do Sul. Foi aí que ingressei, em maio de 1998, na Rio Grande Energia (RGE), onde atuei como eletricista, técnico, supervisor e coordenador. Fiquei no local até 2016. Ao sair da empresa, criei a Pier Projetos e Instalações Elétricas. Comecei em casa, sozinho. Quatro meses depois tive o primeiro funcionário, que continua comigo até os dias atuais. Hoje temos a parte de escritório no bairro Universitário e a produção no São João. Sou formado em Eletrotécnica, Processos Gerenciais pela segunda turma da Ftec, fiz pós em negócios e empreendedorismo e outra em docência de nível superior. Atuei como professor por dez anos na Ftec, onde dei aula para os cursos de eletrotécnica, eletrônica e engenharia. Sou casado com a Ticiane Gonçalves, pai da Marthina, além de ter a companhia diária dos dogs Sol e Luz. Também tenho como hobby a paixão por carros antigos e motocicletas, além de aproveitar os momentos de lazer ao lado da minha família e em encontros com os amigos.

Motivação para abrir o negócio

Em 2002 comecei a trabalhar em uma área da RGE onde me envolvia muito com a parte de medição de energia. Eu e outro colega, que trouxe há pouco mais de um ano para trabalhar comigo, éramos representantes e atuávamos nesta parte. Quando sai da empresa, tinha esse plano de negócio. Decidi montar meu empreendimento por que via que existia falta de profissionalização de um determinado item e, muitas vezes, tinham muitos casos de reprova que levava tempo para ser sanado e a construtora demorava para entregar o prédio que estava construindo. Hoje atuamos com 17 colaboradores e realizamos a parte de instalações. Trabalhamos no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e algumas coisas também vão para São Paulo. Além disso, tem possibilidade de expansão da empresa. A primeira filial da Pier deverá ser em Chapecó e a outra na região de Campinas, no intervalo dos próximos dois anos, no máximo.

Área de atuação

A Pier foi criada para atender quem precisa construir, deixando preparadas as entradas de energia e de água padrão Corsan. Além disso, prestamos assessoria para o cliente do que ele tem que fazer para solicitar serviços junto à RGE, ou seja, resolvemos o problema inicial da obra. Outro item que trabalhamos é a parte de projetos. Depois que saí da RGE em 2016, houve uma mudança na normativa e muitas coisas que anteriormente não precisavam de projetos, hoje precisam. Então, se você for construir cinco, seis, dez casas em um mesmo terreno, fazemos o projeto para atender essa demanda. Hoje em dia os clientes querem praticidade e por isso fornecemos um pacote fechado e completo. Em suma, fizemos o projeto, aprovamos, vendemos o material e instalamos. O cliente não precisa se preocupar com mais nada. Hoje, atendemos pessoas físicas e jurídicas, especialmente as maiores construtoras de Bento.

Importância de fazer um projeto

Hoje, toda instalação elétrica necessita de um projeto. Por exemplo, se tiver alguma edificação e você for fazer uma casa de espetáculo ou teatro, todo e qualquer item colocado lá precisa estar adequado. Imagina você estar em um evento e faltar energia? Você tem que fazer um projeto elétrico para atender a carga que vai instalar e utilizar. Além disso, não se pode ofertar risco a ninguém. Temos a obrigação de fazer tudo certo. Não posso colocar um item divergente de normativa. Tenho que dar garantia de que o que estou vendendo não vai dar problema. Deu qualquer contratempo na tua instalação, a responsabilidade é nossa. Hoje, em um projeto, a gente consegue fazer a parte de documentação e liberação em até 30 dias. Claro que quando existe necessidade de obra na via pública, pode levar até cerca de 50 dias para executar, pois não depende somente de nós, mas também dos órgãos competentes. Hoje, executamos obra na via pública somente de iluminação e extensões de ramais particulares.

Sustentabilidade e segurança

Quando surgiu a Pier, a intenção sempre foi de cuidar do meio ambiente e de não ter problemas, tanto para a sociedade quanto para mim. A primeira coisa que pensei quando entrei é que nós comercializávamos postes de metal, mas ele é um produto condutor. Então, buscamos outra alternativa, como os postes de fibra de vidro. Desenvolvemos junto com a fábrica em Santa Catarina, dentro das normativas do Rio Grande do Sul, e trouxemos esse produto para o mercado, o qual comercializamos na região central do estado, fronteira e Serra Gaúcha. É um produto leve e fácil de transportar. Quando iniciei, tive a ideia muito forte de aplicar esse item em praças, por conta da segurança. Tenho uma filha de 11 anos e quando ela era mais nova, a levava em praças e ficava preocupado que todas as vezes que ela fosse encostar em uma parte poderia acontecer alguma coisa. Por isso a iniciativa de modificar e vender itens que tragam mais segurança aos usuários e sustentabilidade ao meio ambiente.

Qualificação profissional

Acho que existe mão de obra qualificada em Bento e é claro que ela tem determinado valor. Hoje, no município, temos universidades particulares, o Instituto Federal, outras instituições e escolas com cursos profissionalizantes e praticamente todas as pessoas que se formam, já saem empregadas. Outra questão é dar oportunidade para que elas aprendam e evoluam. No meu ramo de atuação, no começo, trouxe um profissional de Santo André para qualificar os profissionais para atuar na área. Bento tem muitos indivíduos qualificados, mas, os empresários devem buscar uma integração entre eles, trocar ideias e experiências. Muitas vezes, podemos verificar que a tua dificuldade é diferente da minha e a minha pode ser sanada por um profissional qualificado de outra empresa, que talvez de alguma forma possa nos auxiliar. A questão da individualidade deve ser trabalhada, as empresas devem ser mais parceiras.

Entidades

Gosto muito de doar, de ser prestativo. Por exemplo, a Anjos Unidos está fazendo o parque no Caminhos de Pedra e vamos tentar auxiliar com as demandas necessárias. Além disso, pretendemos fazer uma ação com a Associação de Deficientes Físicos de Bento Gonçalves (Adef), pois sabemos quais são as dificuldades que essas entidades passam. As pessoas deveriam conhecer esses locais, pois tem muita gente que doa parte do seu tempo para auxiliar. Infelizmente não se consegue ajudar todo mundo, mas aquilo que conseguirmos fazer, já vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

Visão de Bento

Acredito muito em Bento. Dentro da minha trajetória, há dois anos tive oportunidade de trabalhar em uma multinacional e poderia morar em qualquer lugar do Brasil. Porém, recusei o convite porque gosto demais da cidade e escolhi permanecer por aqui. Neste tempo em que resido no município, acho que ele evoluiu muito, mas ainda tem muito a evoluir. A cultura italiana é algo fenomenal, pois é um povo muito trabalhador. Somos tratados de uma forma muito acolhedora e o italiano gosta de ganhar a confiança das pessoas. Com o tempo, consegui fazer com que eles enxergassem tanto a minha pessoa como a empresa, principalmente com essa questão de segurança. Além disso, Bento tem um turismo muito forte.

A cidade está melhorando, está sempre em obras, em constante expansão. Vejo que se faz esse planejamento da cidade, que se tem opções. Algo que a população pode contatar, junto à Prefeitura, é quanto aos mutirões que estão sendo realizados aos finais de semana. Muitas vezes, os indivíduos podem averiguar e saber quando a prefeitura vai estar no seu bairro e também se engajar, ofertar a sua mão de obra, a sua participação junto ao pessoal da administração e isso vai melhorar a comunidade que mora naquele local, naquele bairro. Então, você se doar um pouco, limpar e organizar a frente da sua casa, vai ficar um lugar mais bonito. Estamos em uma cidade turística, temos que estar sempre bonitos e bem apresentados.

União para melhorar

Uma coisa que precisamos, principalmente na questão política, é nos reunir e eleger deputados da nossa região, que nos representem. Vejo que teremos eleições no próximo ano e teríamos que pensar em um macro para pelo menos termos um, que trabalhe pela região, sem que precise contatar pessoas de outras localidades para fazer o trabalho. Temos que ter alguém que realmente saiba o que a Serra Gaúcha precisa.

Expansão industrial

Temos os chamados distritos industriais e com muitas condições de expandir. Entretanto, seria muito importante criar uma cartilha de orientação para empresas de pequeno, médio e grande porte, explicando como vou fazer para me desenvolver. Sabemos que é complexo, mas todas as empresas precisam da área de administração, de RH, de marketing, desenvolvimento, entre outros. Acredito que tanto empresários quanto os órgãos públicos podem criar formas para ajudar um ao outro. Bento pode crescer muito mais. Por exemplo, em Toledo, no Paraná, foi criado um projeto denominado de Bioparque e estão levando para lá empresas de desenvolvimento que devem apresentar um projeto de negócio para se constituir no local. Pode ser uma empresa que já existe no mercado, como pode ser uma criada recentemente. Acredito que Bento pode se inspirar e fazer isso também. Por isso, acho muito válida a troca de informações e essa não tem um valor contábil, mas você consegue dar possibilidade para aquele vizinho ter um produto que seja conhecido por excelência, pois a partir do momento que isso acontecer, ele vai trazer outras empresas e outras pessoas a conhecer aquela mercadoria.

Sou muito de acreditar nas pessoas. Se cada um doar um pouco do seu tempo, trocar informações e ideias, todo mundo cresce. Se por acaso um concorrente meu ligar, vou ajudá-lo e dizer o que deve ser feito. Trabalhamos com pessoas, acertamos e erramos, o intuito é que se você errou, tem que achar uma forma de acertar na próxima vez. Nessa questão industrial, Bento não vende só no Estado, mas no Brasil todo. Estamos em um canto do Brasil, vendemos para o nordeste, para São Paulo, tudo por causa dos produtos de qualidade e pelo nosso atendimento pós-vendas, que é um diferencial.

Desafios

Em 2016, quando fundei a empresa, tinha colocado uma meta na minha vida que era ser o cara mais conhecido do estado na área de medição de energia e para chegar nesse ponto precisei me dedicar muito. Quando você se propõe a algo, a trabalhar, precisamos sempre fazer o melhor. Até recebi críticas pela quantidade de tempo que demandei no trabalho, mas acredito que para conquistar a gente deve transpirar. Não adianta ter inspiração se não tiver transpiração. Com todas as dificuldades, quem coloca limite em nós somos nós mesmos. Perdi muitas noites em claro pensando no que tinha que fazer. Se não conseguia dormir, trabalhava. Hoje, quase seis anos depois, chegou o momento de delegar as funções. A partir do momento que delego funções para as outras pessoas, estou dando oportunidade para desenvolvê-las. Assim, sobra tempo para pensar em coisas novas. Se for centralizar tudo em você, que tempo vai ter para ver algo de diferente? No meu ramo, se eu for levar a minha filha para um passeio, estou vendo um poste, uma rede elétrica, estou enxergando muitas vezes um problema. Para achar soluções, tenho que ter tempo para isso. Por isso, tive que delegar as funções para não precisar me envolver tanto e assim tenho a possibilidade de buscar novos negócios.

O futuro

Não sei como será daqui a dez ou cinco anos no meu ramo de atuação. Existe uma possibilidade de tudo que é medição de energia elétrica ser com sistemas de wifi, como, por exemplo, tanto o cliente como a concessionária averiguar o consumo de energia via internet. Talvez o corte de energia poderá ser à distância, não precisa de painel. Com o tempo, acredito que as coisas serão modernizadas. Com estas perspectivas, já estou pensando nisso, no futuro, em como será, nas novas possibilidades e tendências.

Energia em Bento

A concessionária local trabalhou para mais uma subestação na região do Caminhos de Pedra e também vejo que existem muitas outras obras de expansão e estamos muito bem quanto a isso. Percebo que algo que está muito forte no município é na questão de geração de energia solar, o que, de certa forma, também ajudou as concessionárias no sentido de manter o sistema sempre em pé. No contexto nacional, o que mantém a energia no Brasil são as hidrelétricas, mas com a questão das baixas nos reservatórios, as usinas termoelétricas tiveram que ser acionadas. Com isso, aumentou muito o custo da energia elétrica para os brasileiros.

Conselho aos jovens

Quem quer empreender, deve buscar informações sobre a área que deseja seguir, pois existem oportunidades em tudo que você enxergar. Se você sonha: trabalhe! Não adianta você sonhar e deixar a vida passar ou esperar que aquilo vai acontecer ou “cair do céu”. Meu pai sempre falou que todo sonho exige muita transpiração. O empreendedor de hoje tem que funcionar praticamente 24 horas por dia, estar sempre atento e com vontade de aprender mais, sedento por informação. Trabalho no ramo elétrico desde os 14 anos e todo dia aprendo alguma coisa nova, mas, para isso, temos que estar abertos a querer aprender. O empreendedor surge de uma necessidade ou através de um desejo de fazer algo diferente.