Time enfrenta os catarinenses na tarde de hoje, 18, para confirmar classificação antecipada no nacional


Na tarde de hoje, 18, o Farrapos Rugby Clube poderá confirmar matematicamente o que já é virtualmente certo: a classificação às quartas de final do Super 16, o Campeonato Brasileiro de Rugby XV. A equipe de Bento Gonçalves enfrentará o Desterro Rugby de Florianópolis/SC e em caso de vitória simples como visitante já assegura classificação direta com duas rodadas de antecedência.

Garantir o posto na próxima fase de forma antecipada, porém, não será uma tarefa fácil, já que o adversário deste fim de semana será o atual segundo colocado do Grupo D. As duas equipes se enfrentaram na rodada passada em Bento Gonçalves, com vitória dos donos da casa e voltam a se encontrar em solo catarinense.

Em caso de vitória (quatro pontos) e de pontuação bônus por anotar pelo menos quatro tries (mais um ponto), o Farrapos chegaria aos 20 pontos.

O atual terceiro colocado Charrua (que por enquanto garante vaga na repescagem), só poderia atingir 19 pontos em caso de seus três jogos restantes. Desta forma, neste cenário, os bento-gonçalvenses já assegurariam, pelo menos, a segunda colocação, e ainda deixariam encaminhada a confirmação de liderança do Grupo D.

A bola oval voa para Farrapos Rugby Clube e Desterro Rugby Clube às 15h. O time de Bento Gonçalves possui 15 pontos; já os vizinhos de território estadual segue os gaúchos com 10 pontos. Charrua Rugby Clube e San Diego Rugby Clube jogam no mesmo horário em Porto Alegre.

Final é adiantada

A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) divulgou nesta semana mudanças de datas do calendário do Super 16. Os jogos das semifinais e a grande decisão do Campeonato Brasileiro foram adiantadas.

Desta forma, o campeão do nacional será conhecido no dia 13 de outubro. A antecipação para o fim da primeira quinzena do décimo mês do ano dá-se pela liberação dos atletas dos clubes nacionais para a Seleção Brasileira para os confrontos de novembro. No dia 10 deste mês, os Tupis enfrentarão os Maori All Blacks, a segunda seleção da Nova Zelândia.