Medida é adotada em razão da grave situação do novo coronavírus que impede a realização de atividades presenciais com grande aglomeração de pessoas

A tradicional romaria de Nossa Senhora de Caravaggio será totalmente virtual pelo segundo ano consecutivo. A medida foi adotada para evitar possíveis aglomerações nos períodos que antecedem a data religiosa em Farroupilha. De acordo com a reitoria do santuário diocesano, a grave situação do novo coronavírus impede que qualquer ativifafe presencial seja programada para o mês de maio.

Em sua 142ª edição, a romaria deste ano tem como lema “Ó Maria, Mãe de Caravaggio, ajudai-nos a estar a serviço da vida como compromisso de amor”. O cartaz da festa traz ainda o selo ‘Vida que cuida da vida: rogai por nós’, lembrando também sobre a responsabilidade que cada um de nós tem sobre a vida do próximo, especialmente em um momento de pandemia em que cada ato de cuidado reflete diretamente na saúde de quem nos cerca.

Programação preparatória inicia neste final de semana

As celebrações que antecedem o dia votivo iniciam neste final de semana com a novena dominical, que inicia às 11h e poderá ser acompanhada pelas redes sociais do santuário. 

Segundo o reitor do santuário, padre Gilnei Fronza, apesar do momento crítico, é preciso ter esperança e celebrar o dom da vida. “O momento é de reflexão, de dor, de compaixão ao próximo. Não queremos lembrar somente a morte, mas reafirmar a esperança de dias melhores e mais prósperos. Se nos anos anteriores os devotos rumavam ao Santuário carregando fé e devoção, pedimos que sigam nutrindo estes sentimentos, mas que evitem vir ao Santuário para que permaneçam em segurança”, explica.

Fotos: Santuário Diocesano / Reprodução