O agravamento da pandemia de coronavírus e a lentidão na aplicação de vacinas contra a doença, impossibilitou, pelo segundo ano consecutivo, a realização da tradicional romaria em honra à Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. Nesta quarta-feira, 26, é o dia dedicado à padroeira da Diocese de Caxias do Sul. Para evitar aglomerações no entorno do santuário diocesano, a direção do local optou em manter as portas fechadas, sem as estruturas de apoio aos romeiros e realizar celebrações virtuais, através das redes sociais. A única programação agendada no local será a arrecadação de alimentos não perecíveis e a benção dos carros, realizada pelo padres.

Apesar da orientação da reitoria do santuário para evitar a ida até o local, desde as primeiras horas da manhã, grupos de devotos dirigiam-se até a esplanada em frente ao templo para rezar, agradecer e pedir pela intercessão da santa. Mesmo com as baixas temperaturas e a forte neblina, a ida até um dos mais populares locais da Igreja Católica no Rio Grande do Sul não serão empecilhos para a movimentação no local durante todo o dia. “É tempo de cuidado. Que sejamos capazes de um ato de consciência por causa da fragilidade dos nossos tempos. Certamente, nossa prece será ouvida em qualquer canto, e não há dúvidas que Nossa Senhora nos diz: ‘cuidem-se’. Para que não adoeçamos, para que possamos logo, quiçá ano que vem, estarmos juntos”, explica o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza. 

Pelo menos quatro missas estão marcadas para ocorrerem ao longo desta quarta-feira no santuário. A primeira delas teve início às 8h. Às 10h30min, 15h e 17h são os demais horários das celebrações. Já às 14h, os devotos poderão participar da récita do terço. Todas as atividades serão transmitidas pelas redes sociais do santuário no Youtube, Instagram e Facebook.

Drive-Thru da Fé

Apesar das restrições impostas pela pandemia, a 142ª edição da festa promove a primeira edição do Drive-Thru da Fé. A ideia é arrecadar alimentos não perecíveis para serem distribuídos às instituições de Farroupilha. A atividade teve início por volta das 8h e se estende até às 16h, onde condutores e passageiros de automóveis que chegarem ao local, além de fazer a entrega do alimento, também receberão a tradicional benção dos padres.

Fotos: Ascom Santuário Diocesano