O local oferece abrigo gratuito para pernoite, além de alimentação, banho e vestuário. Em maio, 37 pessoas já foram atendidas

Com o inverno se aproximando, as últimas semanas já registraram temperaturas baixas em Bento Gonçalves. Para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade nesses momentos, existe a Casa de Passagem. Seja a parcela da população que vive na rua ou quem passa pela Capital do Vinho procurando emprego, existe um abrigo gratuito que dispõe de serviços básicos.

A coordenadora da política especial do município, Simone Menegotto, considera que o serviço é de extrema importância. “Este público, além do espaço para pernoitar, é acompanhado pela equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que através de escuta qualificada, com reflexão, orientação e encaminhamentos conforme a realidade de cada caso, procura emancipá-los, com o intuito de superação da vulnerabilidade a que estão acometidos, buscando a construção de um processo de saída das ruas”, explica.

Segundo Simone, com as baixas da temperatura se intensificou a busca ativa realizada pelo Serviço de Abordagem Social (Seas), ofertado no Creas. “Através desta procura nas ruas e praças públicas, encaminham-se algumas pessoas para Casa de Passagem, que são moradores do município e encontram-se em situação de rua, e acabam utilizando o espaço de forma alternada conforme o desejo dos mesmos. No entanto, o maior número de pessoas que acessam a Casa enquadra-se na condição de trecheiros, passando pelo município em busca de oportunidade de trabalho”, afirma.

O horário de funcionamento da Casa é das 19h às 7h, no bairro Maria Goretti. Prestam serviço no local quatro monitores, sendo dois em cada turno, em regime de escala. Até o momento, no mês de maio, 37 pessoas foram atendidas. No local, é disponibilizado serviço de abrigo para pernoitar com oferta de alimentação, banho e vestuário, quando necessário. “O espaço comporta 23 pessoas adultas, de ambos os sexos. No entanto, em virtude do contexto atual de pandemia, reduziu-se o número de leitos para 15, em função das medidas preconizadas pelas autoridades de saúde”, pontua.

Foto: divulgação