A sexta-feira, 21, e o sábado, 22, foram reservados para a aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 Coronavac nas pessoas que haviam recebido a primeira dose nos dias 5 e 6 de abril. No entanto, do número estimado, cerca de 400 destes não compareceram ao drive-thru realizado no pavilhão E da Fundaparque. Com isso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) faz o levantamento para iniciar a chamada “busca ativa” dos pacientes faltosos.

Com a utilização de um sistema próprio, interligado ao Ministério da Saúde, a pasta busca pelas pessoas ausentes para saber se alguém está hospitalizado ou fez a aplicação em outro local. Somente assim, será possível saber se a dose ficará liberada para utilizar em outra pessoa que aguarda a sua vez para ser imunizada.

Sem novas doses previstas para serem entregues nos próximos dias, os imunizados com a primeira aplicação no dia 9 de abril vão precisar aguardar um pouco mais. “É um problema em todo o Brasil, mas a gente vai brigar cada vez mais para que a gente consiga vacinar toda a nossa população. A vacina é uma ótima ferramenta para vencer o coronavírus. Estamos fazendo uma coisa muito grande, todas as secretarias estão fazendo um trabalho muito forte para que tenhamos realmente um resultado efetivo para toda a população”, disse o prefeito de Bento, Diogo Siqueira.

Foto: Ascom Prefeitura de Bento Gonçalves