O atual ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni (DEM), aparece em primeiro lugar em um levantamento de opinião pública realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas sobre a corrida eleitoral para o Governo do Rio Grande do Sul. Ele aparece com 24% da preferência dos entrevistados. Na sequência, aparece o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr (PDT), com 10,6%. O deputado Marcel Van Hatten (Novo) segue na terceira colocação com 9,3% do eleitorado. O senador Luis Carlos Heinze (Progressistas) vem em seguida com 7,3% e Pedro Ruas (Psol) em quinto com 6% da preferência. 

Na sequência do levantamento está o atual vice-governador, Ranolfo Vieira Jr. (PTB), com 3,8%, Edegar Pretto (PT), com 3,5%, Mateus Bandeira (Sem partido), com 3,4%. Já Alceu Moreira (MDB) aparece em último, com 2,6%. Não sabem ou não responderam 13,7% dos entrevistados. Outros 15,9% afirmaram que votariam em branco ou nulo, ou que não escolheriam nenhum dos nomes elencados na pesquisa.

Leite (e), Lorenzoni, Bolzan e Van Hattem foram os nomes mais lembrados

 Leite aparece em primeiro lugar em um segundo cenário

Num segundo cenário, onde o atual governador do RS, Eduardo Leite (PSDB) vai à reeleição, o chefe do Executivo está na preferência de 24,9% dos entrevistados. Lorenzoni vem em segundo com 17,7%, seguido deRomildo Bolzan Jr, com 7,7%. Marcel Van Hattem está com 7,5%. Luis Carlos Heinze ficou com 6% e Pedro Ruas, 5%. Na faixa dos 2% aparecem Edegar Pretto, com 2,9%, Mateus Bandeira, com 2,8%. Já Alceu Moreira aparece em último, com 2,3%. 

Não sabem ou não responderam 10,8% dos entrevistados. Outros 12,5% afirmaram que votariam em branco ou nulo, ou que não escolheriam nenhum dos nomes elencados na pesquisa. 

Foram entrevistadas 1.552 pessoas, através de contato telefônico e pessoal, com eleitores maiores de 16 anos, em 68 municípios do RS, entre os dias 15 e 19 de maio. O índice de confiança é de 95%, com margem de erro de aproximadamente 2,5% para mais ou para menos. 

A pesquisa foi registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/21.