“Patrimônio Cultural envolve todos os bens denominados culturais, produzidos por uma sociedade e que refletem a relação do homem com a natureza”.

Assim, podemos considerar Patrimônio toda manifestação humana material, ou seja, aquilo que tocar, usar e sentir, tais como: objetos, esculturas, monumentos, desenhos e outros… e ainda, toda manifestação cultural compreendida por saberes e conhecimentos, lendas, dialetos. religiões, mitos e toda a vivência de um grupo ou de uma comunidade.
Portanto , Patrimônio Cultural não é somente Monumentos e “casas velhas…?” – Mas…é tudo aquilo que faz parte de uma memória coletiva…

Podemos, então , considerar Patrimônio Cultural os objetos utilizados pelo homem em seu trabalho, em seu lazer, em sua vida religiosa e em sua vida social e cultural. Sem esquecer de outros objetos tais como: fotografias, cartas, cartões- postais, filmes, jornais, boletins, revistas, livros, certidões, diplomas, passaportes e uma infinidade de documentos que fazem parte das pessoas que para alguns é papel velho… E para outros Documentos Históricos.

Existe um outro tipo de bem cultural que não podemos tocar ou observar, mas que esta presente em todos nós. Isto é, nossa MEMÓRIA e nossas lembranças.

Preservar objetos exige cuidados especiais: DOCUMENTOS fotográfico devem ser abrigados em locais que preservem da luz intensa. Não devemos guardar documentos com clips ou grampos, porque oxidam.

Um MUSEU, quando guarda peças e objetos, dá a eles um novo significado e uma nova função do testemunho do homem e o significado de sua identidade. Um museu pode guardar peças de vestiário, ferramentas de trabalho e outras peças…

Um ARQUIVO é o local onde DOCUMENTOS são guardados. Os arquivos guardam fotografias, cartas, certidões, depoimentos, livros de registros, jornais, cartões-postais, escrituras, documentos HISTÓRICOS…

O Patrimônio Arquitetônico faz parte da HISTÓRIA da humanidade. O homem, o ser humano, interage com a natureza, construindo casas, igrejas, prédios, capitéis, pontes e fortes que também expressam sua cultura e são testemunhos da evolução desse processo cultural.

Nossa região é rica em belas paisagens, composta tanto por belezas naturais, quanto pela sobreposição e integração do trabalho humano juntos a natureza, e portanto é PATRIMÔNIO PAISAGÍSTICO.

O Patrimônio Cultural cumpre um papel importante no nosso município. Os exemplos são bastante variados, compreendem desde a arquitetura trazida pelos imigrantes europeus que colonizaram a região, até as manifestações do Patrimônio Cultural imaterial, como a nossa gastronomia, e o nosso modo de fazer o vinho…

“Você sabe quais os atrativos de manifestações Culturais que fazem parte do nosso Município diretamente relacionado ao Patrimônio Cultural???